×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Paciente de 60 anos recebe fígado transportado de helicóptero após corrida contra o tempo no Rio

A cirurgia foi considerada bem-sucedida, e o paciente passa bem após o procedimento

País
Por Redação
19 de julho de 2025 - 9h00
Reprodução: TV Globo

Um paciente de 60 anos recebeu o fígado que foi transportado de helicóptero até a Zona Sul do Rio para um transplante no Hospital São Lucas, em Copacabana, nesta sexta-feira (18).

A cirurgia, que durou cerca de 3 horas, foi concluída com sucesso pela equipe médica responsável.

No entanto, a corrida contra o tempo para assegurar a chegada do órgão teve início bem antes da cirurgia. O fígado tem até 6 horas para ser transplantado — por isso, a importância da rapidez da operação.

O helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde foi acionado às pressas e por volta das 7h05 já sobrevoava os céus do Rio.

Dois rins e um fígado que seguiam dentro de um carro para um transplante pararam em um intenso engarrafamento na Avenida Brasil, a maior e mais movimentada via expressa do Rio. Não havia como seguir por terra e por isso foi necessário acionar o helicóptero.

Os órgãos vieram de uma paciente de 49 anos que morreu no Hospital Municipal Pedro II, na Zona Oeste do Rio.

Outras duas pessoas ainda serão beneficiadas com os rins da doadora. Os órgãos, que podem esperar até 14 horas para cirurgia, aguardam análise técnica para critérios de compatibilidade e, nas próximas horas, seguirão para seus destinatários.

Fonte: G1.