×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em Campos, mais de 9 mil MEIs foram formalizados em quatro anos e meio

Somente no primeiro semestre deste ano, o Espaço do Empreendedor fez 5.011 atendimentos. Os Microempreendedores Individuais em Campos já são 36.868

Economia
Por Redação
14 de julho de 2025 - 16h50
Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Divulgação

O Espaço do Empreendedor, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, encerrou o primeiro semestre do ano com 5.011 atendimentos a Microempreendedores Individuais (MEIs). No acumulado de janeiro de 2021 a junho de 2025, o total de atendimentos chegou a 48.414. Nesse período, o número de MEIs inscritos no município passou de 27.756 para 36.868 – um aumento de 33% no número de profissionais formalizados. São mais 9.112 pessoas com CNPJ, gerando empregos e fortalecendo a economia do município.

Funcionando em dois endereços (nos altos da Rodoviária Roberto Silveira e na praça ao lado da Rodoviária do Farol de São Tomé), o Espaço do Empreendedor oferece todo o suporte a quem trabalha informalmente e deseja se formalizar. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Além da agilidade no atendimento, o Microempreendedor Individual participa de uma palestra sobre direitos e deveres da atividade – oferecida às sextas-feiras por analistas do Sebrae. Com frequência, são realizadas capacitações sobre temas de interesse.

“Nosso objetivo é oferecer todas as facilidades para que os empreendedores possam se formalizar e crescer”, destaca o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, observando que os pequenos negócios geram, em média, 80% dos empregos formais no Brasil. “O prefeito Wladimir Garotinho está consciente da relevância desses trabalhadores e tem sido um grande incentivador da formalização dos MEIs, porque sabe que, ao sair da informalidade, eles passam a ter acesso a direitos, crédito, capacitação e novas oportunidades de crescimento”.

Em 2024, o Espaço do Empreendedor de Campos ficou em primeiro lugar em atendimentos entre as mais de 80 Salas do Empreendedor que o Sebrae mantém no estado do Rio de Janeiro, com 11.237 atendimentos. Em abril deste ano, o município foi reconhecido com o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento.

“Alcançamos excelentes resultados, conquistamos o Selo Ouro do Sebrae e temos trabalhado diariamente para oferecer suporte técnico e capacitações aos microempreendedores. Nossa meta é impulsionar cada vez mais o desenvolvimento econômico do município por meio da formalização de pequenos negócios, promovendo o empreendedorismo”, comenta a gerente do Espaço do Empreendedor, Laryssa Amaral.

Quem são os MEIs
Os Microempreendedores Individuais são profissionais que trabalham por conta própria numa das atividades listadas na plataforma gov.br/MEI e tenham faturamento anual de até R$ 81 mil. Entre as atividades listadas, estão comerciante de roupas e acessórios, cabeleireiro(a), manicure e pedicure, pedreiro, comerciante de cosméticos e produtos de perfumaria, eletricista, mecânico de veículos automotores, comerciante de alimentos preparados e costureiro(a).

Ao deixarem a informalidade e se tornarem MEIs, esses profissionais passam a contar com uma série de benefícios e facilidades, como a possibilidade de emitir notas fiscais, comercializar com empresas e com o poder público, ter acesso a empréstimos com taxas de juros facilitadas e receber benefícios do INSS, como aposentadoria.

Fonte: Prefeitura de Campos