Detentos das três unidades prisionais de Campos (Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, Presídio Carlos Tinoco da Fonseca e Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro) receberam suas doses de reforço anual contra a Influenza (gripe). A ação foi realizada por profissionais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) – programa vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
A ação aconteceu nessa segunda-feira (30) no Carlos Tinoco da Fonseca, onde foram aplicadas 1.259 doses; e na última quinta-feira (26), na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, com 615 detentos vacinados. Já no Nilza da Silva Santos a ação aconteceu em 28 de maio, quando foram aplicadas 199 doses do imunizante.
A imunização nas penitenciárias do município tem sido uma prioridade do governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes, para garantir a saúde tanto dos detentos quanto dos funcionários e da população em geral.
“A vacinação nos presídios também é uma questão de direitos humanos, já que todos têm direito à saúde, independentemente de sua situação legal. O acesso à vacinação pode reduzir a transmissão de doenças e melhorar as condições de saúde dentro das instituições”, disse o coordenador do PNAISP, Bruno Cordeiro.
Prefeitura de Campos