Cinco criminosos que estavam foragidos do sistema prisional do Rio de Janeiro foram recapturados na manhã de sexta-feira (23), durante uma operação da Divisão de Busca e Recaptura da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), com apoio do Núcleo de Inteligência do Norte e Noroeste Fluminense. Vídeo.
As prisões ocorreram em Campos e Macaé, em áreas sob influência de facções criminosas ligadas ao Terceiro Comando Puro (TCP) e ao Amigo dos Amigos (ADA). Entre os detidos, estão Leonardo Moraes Almeida, evadido desde agosto de 2023; Lucas da Silva Lemos de Oliveira, procurado desde maio deste ano; Vitor Hugo Miranda da Silva, o Vitinho, que fugiu em março de 2023; Pedro Henrique de Oliveira Batista, com histórico no sistema prisional desde 2003; e Luan da Penha Barbosa, que não retornou da saída temporária do Dia das Mães.
Todos possuem antecedentes por tráfico de drogas e roubo. Após serem presos, os cinco homens foram encaminhados para a delegacia e permanecem sob custódia da SEAP, à disposição da Justiça.