×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo infantil mistura dança, circo e idiomas em apresentação única em Campos

“Riante”, da Cia Circo da Silva, propõe experiência lúdica e bilíngue para crianças com músicas, palhaçaria e efeitos especiais

Cultura
Por Redação
24 de maio de 2025 - 7h30

Elenco da peça infantil (Divulgação)

O Sesc Campos recebe neste domingo (25), o espetáculo Riante, voltado ao público infantil, para uma única apresentação. A montagem da Cia Circo da Silva mistura dança, música, números circenses e palhaçaria, criando uma experiência lúdica que também estimula o aprendizado de idiomas de forma divertida e interativa.

O espetáculo está em circulação por unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro entre os meses de maio e novembro. A proposta é instigar a curiosidade das crianças, principalmente na primeira infância, com canções originais que exploram as semelhanças entre o português e o espanhol, além de coreografias animadas e efeitos visuais.

“A cada música, a criança se surpreende com a mistura de ritmos e com a aparição de elementos extramusicais, como brinquedos e efeitos especiais”, afirma a diretora e criadora da companhia, Paula Preiss. Ela destaca ainda o caráter interativo do show, em que a banda contracena com o público por meio de personagens engraçados e momentos cômicos.

O chileno Arturo Cussen, cofundador da Cia Circo da Silva, ressalta o aspecto bilíngue do espetáculo. Segundo ele, as músicas criam um diálogo natural entre as “línguas irmãs”, como na canção Moviendo Mexendo, que ensina partes do corpo humano em espanhol com uma coreografia envolvente. “É uma forma divertida de aprender se movimentando”, comenta.

Com passagens por importantes festivais e eventos culturais na América Latina, como a Feria del Libro de Guadalajara (México), Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colômbia) e Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro (Brasil), Riante já foi visto por milhares de crianças no continente.

“É bonito ver as crianças se encantarem com essa ponte entre os idiomas sul-americanos. Elas se divertem com as palavras iguais, as diferentes, e descobrem um jeito leve de se sentir próximas da América do Sul”, conclui Paula Preiss.

Criado em 2011 no Rio de Janeiro, o Circo da Silva aposta em espetáculos autorais que misturam teatro, música e dança. Com apresentações presenciais, vídeos e oficinas, o grupo tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e a difusão cultural de forma sensível e acessível.