×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mais de 100 colisões em postes são registradas em três meses no estado afetando rede elétrica

Araruama, Macaé, Maricá e Angra dos Reis tiveram aumento expressivo nesse tipo de ocorrência.

Estado do RJ
Por Redação
23 de maio de 2025 - 10h18

Foto Ilustrativa/Divulgação

Entre janeiro e março deste ano, a Enel Rio registrou 109 colisões de veículos com postes da rede elétrica em sua área de atuação no Estado, uma média de mais de uma batida por dia. O volume de ocorrências foi semelhante ao anotado no mesmo período do ano passado, com prejuízos e impactos no serviço. Apenas nos três primeiros meses do ano, cerca de 73 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por causa das colisões.

As cidades de Araruama, Macaé, Maricá e Angra dos Reis apresentaram aumento expressivo no número de colisões em postes em relação ao ano passado. Araruama, na Região dos Lagos, registrou um incremento de 367% no número de batidas, de três, no primeiro trimestre de 2024, para 14, no mesmo período deste ano.

Em Macaé, o acréscimo foi de 225%: de quatro colisões do primeiro trimestre de 2024 para 13 em 2025. No município de Maricá, o crescimento nesse tipo de ocorrência foi de 186%, de 7 para 20. Já em Angra dos Reis, foram sete colisões no primeiro trimestre de 2024 e nove no mesmo período deste ano, um aumento de 29%.

“A duração média para a substituição ou conserto de um poste é de aproximadamente oito horas, mas, em casos mais graves, pode levar ainda mais tempo. Muitas vezes, toda a rede elétrica instalada no equipamento precisa ser substituída, demandando um grande esforço das equipes. Além disso, quando há necessidade de perícia policial para liberar a área, o tempo de espera pode se prolongar ainda mais”, explica José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio.

“A conscientização dos motoristas sobre os riscos e prejuízos dessas colisões é um desafio para toda a sociedade”, conclui.

Responsabilidade sobre os danos

Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência.

A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da distribuidora: site oficial da Enel Rio (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena (21) 99601-9608 e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

Orientações
Confira abaixo algumas orientações da Enel Rio sobre como agir em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora.

  1. Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
  2. Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
  3. Nunca tente realizar o isolamento da área;
  4. No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente.

Fonte: Ascom