×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com programação movimentada, Uniflu realiza Semana Acadêmica 2025.1

Foram cerca de 30 atividades abordando temas como justiça racial, crise climática e inovações de saúde

Educação
Por Redação
20 de maio de 2025 - 14h11
Fotos: Divulgação

“Saberes em Diálogo: Justiça Racial, Emergência Climática e Tecnologias da Saúde” esse foi o tema da Semana Acadêmica 2025.1 do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), que foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio com uma intensa programação, contando com cerca de 30 atividades voltadas para diversas áreas de conhecimento envolvendo os cursos dos Campus I e II. O evento destacou a interdisciplinaridade e a valorização do protagonismo negro, da sustentabilidade, da inovação tecnológica e das relações humanas no exercício profissional. A programação reuniu palestras, oficinas, atividades práticas e apresentações científicas, com a participação de docentes, profissionais renomados e especialistas de diferentes áreas.

A abertura oficial aconteceu na terça-feira (13), no auditório do Campus II, a Reitora do UNIFLU, Profª Marcele Torres, desejou boas-vindas aos estudantes, professores e representantes e destacou a importância desta jornada de aprendizado, troca e crescimento.

“Este evento representa uma oportunidade valiosa para ampliar horizontes, refletir sobre o futuro da profissão e integrar o conhecimento técnico com as competências humanas que o mercado e a sociedade cada vez mais valorizam”, disse a Reitora que concluiu sua fala dizendo que eventos como este são construídos por empenho coletivo e agradeceu ao grupo docente do curso de odontologia, aos profissionais convidados, à coordenação do curso e especialmente aos estudantes, que se envolveram na organização com entusiasmo e responsabilidade.

O coordenador do curso de Odontologia do UNIFLU, Prof. Rafael Corrêa, cumprimentou todos os componentes da mesa, mas fez um agradecimento especial aos alunos:

“Cumprimentar principalmente vocês, alunos, que enchem esse auditório e fazem, a cada semestre, a semana acadêmica da forma que ela deve ser, uma semana de vocês, para vocês! Estou muito feliz pelo engajamento, como a Profª Marcele citou, de todos que puderam de alguma forma ajudar para que esse evento acontecesse, sugerir como podemos cada vez melhorar a construção e a organização desse evento”, disse o Prof. Rafael.

Ovacionado pelos estudantes presentes no auditório, o professor do curso de Odontologia do UNIFLU, Filipe Feghali, representou a Fundação Cultural de Campos (FCC) na cerimônia de abertura.

“Feliz com a representação da Fundação, nessa nova etapa a gente está caminhando cada vez mais junto, Fundação, Reitoria, para trazer melhorias, e aos poucos a gente vai elevando o nosso nível estrutural e facilitando o aprendizado dos estudantes”, disse o Prof. Feghali, que desejou um excelente evento aos estudantes e que eles pudessem aproveitar tudo que a Semana Acadêmica proporciona.

Após a abertura, a programação iniciou com a palestra “Soft Skills na Odontologia”, seguida por apresentação de banners científicos. As atividades continuaram nos dias seguintes com práticas de hands on, oficinas técnicas, apresentações de temas livres e palestras com especialistas renomados. Destaque para os debates sobre Odontologia Digital, Harmonização Orofacial e Fonoaudiologia aplicada ao desenvolvimento infantil e à reabilitação vocal.

No Campus I, o Curso de Direito promoveu duas noites dedicadas ao tema “Protagonismo Negro no Mundo Jurídico”. Na terça-feira (13), o juiz André Nicolitt e o professor Adilson Lucas trouxeram reflexões profundas sobre as trajetórias e os desafios enfrentados por profissionais negros no Judiciário, sob a presidência da mesa da professora Maria Amélia Belisário. Já na quarta-feira (14), a juíza Helenice Rangel e o promotor Luiz Otávio Damasceno enriqueceram o debate, com mediação do professor Jorge Batista de Assis, ressaltando o papel transformador de uma justiça mais diversa.

Os cursos de Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo apresentaram uma programação voltada para comunicação e meio ambiente. As oficinas abordaram desde a cobertura midiática de questões climáticas até técnicas de obtenção de dados jornalísticos. A socióloga Simone Pedro e a jornalista Priscila Castro destacaram a responsabilidade social do comunicador. A programação culminou com a palestra da jornalista e geógrafa Camila Silva sobre os impactos da emergência climática no Norte Fluminense.

Os cursos tecnólogos de Recursos Humanos e Logística discutiram o papel estratégico do RH nas organizações contemporâneas. Fernanda Stgpursky e Karinny Soares conduziram palestras e oficinas práticas sobre seleção, currículos e plataformas profissionais. Na quarta-feira (14), Marlúcia Cordeiro destacou como o Departamento Pessoal pode influenciar positivamente a cultura organizacional.

Na quinta-feira (15), a Terapia Ocupacional (TO) trouxe discussões relevantes sobre imagem e identidade com a palestra “Photovoice”, ministrada por Amanda dos Santos Pereira. Já na sexta-feira (16), Davis Lichote encerrou a programação com a palestra “A importância das relações na vida e na profissão”, unindo psicologia e humanização. O curso de TO também realizou uma Mostra de Talentos, com atividades que incluíram oficinas de automaquiagem, música, teatro bordado livre para customização de roupas e mandala terapêutica sensorial.

Com enfoque multidisciplinar, a Semana Acadêmica 2025.1 do UNIFLU reafirmou seu compromisso com a formação crítica, ética e socialmente engajada de seus estudantes. Todas as atividades valeram horas acadêmicas e tiveram inscrições realizadas pelo site oficial da instituição.

Fonte: Ascom