O governador do RJ, Cláudio Castro (PL), enviou à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta segunda-feira (19). Caso a nomeação seja aprovada na Alerj, Pampolha precisará renunciar ao cargo no governo, fazendo com que o atual presidente do órgão, Rodrigo Bacellar (União), passe a ser o primeiro na linha sucessória de Castro.
Rodrigo Bacellar é pré-candidato ao Governo do RJ nas eleições de 2026, e com a possível desincompatibilização de Castro no início do ano para poder disputar o Senado em outubro e Pampolha fora do governo, o primeiro na linha sucessória é Bacellar, que deve concorrer à reeleição já no cargo de governador.
A mensagem do governo com a indicação de Pampolha foi enviada para a Alerj no início desta tarde, e já foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Legislativo.
Aprovação
A expectativa é que a nomeação seja aprovada sem dificuldades, em um plenário que reelegeu Rodrigo Bacellar por unanimidade no início do ano.
Com a indicação formalizada, Pampolha precisa ter o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e será sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia. Por fim, a nomeação precisa ser aprovada em plenário, com votos de ao menos metade dos deputados presentes na sessão, que deverá acontecer na próxima quarta-feira (21), a partir das 15h.
*Com informações dO Globo