O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhado da subsecretária Graziele Gonçalves, realizou uma reunião para discutir a viabilização de uma nova sede para o funcionamento do Centro de Cidadania LGBTQIA+, que atende membros da comunidade. A reunião foi feita com a coordenadora do núcleo, Shana Ribeiro. A unidade funciona em parceria entre a SMDHS e a Secretaria Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O Centro, que estava em funcionamento no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, retornará com seus atendimentos na sua antiga sede, na Travessa Santos Elias, no Jardim Carioca, em frente ao antigo CSU de Guarus. De acordo com o secretário da pasta, para um retorno seguro e confortável aos usuários e toda a equipe, a SMDHS vai viabilizar a manutenção da estrutura.
“O Centro de Cidadania LGBTQIA+ é mais um núcleo que temos parceria para ofertar a garantia de direitos, que é a missão da nossa secretaria. Para que os serviços sejam feitos de forma plena, precisamos, constantemente, realizar reparos e melhorias que contribuam para que o atendimento seja realizado. Além disso, a ideia é proporcionar conforto e segurança aos trabalhadores e aos usuários que utilizam o Centro”, explicou Rodrigo Carvalho.
A coordenadora do Centro, Shana Ribeiro, falou sobre a expectativa para o novo local de atendimento, reforçando a importância do equipamento para a população LGBTQIA+.
“Essa reunião foi importante para a gente consolidar a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, alinhando estado com o município, para garantir o espaço físico seguro para a efetividade dos serviços ofertados. Os serviços são de extrema importância para o exercício da cidadania plena das pessoas LGBTs e seus familiares”, disse Shana.
O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense é um equipamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a SMDHS. A unidade recebe a demanda do público LGBTIQIAPN+ da região e oferece os serviços de orientação jurídica, atendimento psicológico e de saúde, além de assistência social. Ele foi instalado em Campos em abril de 2021, através de parceria.
Fonte: Secom