Os testes operacionais do novo ônibus 100% elétrico serão iniciados nesta terça-feira (6), em Campos. Nesta segunda (5), o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) divulgou as linhas que o veículo irá percorrer nesta primeira semana de circulação. O ônibus, cedido pela empresa paulista TEVX Higer em forma de comodato, chegou ao município na semana passada e inicialmente os testes durarão 30 dias.
De acordo com o planejamento do IMTT, nesta terça o ônibus fará duas viagens na rota Centro Circular, entre às 10h e às 12h, e mais duas viagens na mesma roda no período da tarde, entre às 14h e às 16h, com chegada e saída do Terminal Luís Carlos Prestes. Nessa fase de teste, não haverá cobrança de passagem.
Durante o período de experiência, serão verificadas questões quanto ao carregamento, durabilidade, autonomia do veículo, quilômetros que podem rodar, equipamentos, funcionalidade em geral. Segundo o IMTT, a cada semana um novo itinerário será divulgado.
“Serão avaliados nessa semana diferentes parâmetros técnicos e operacionais, como performance em diferentes tipos de via, capacidade de passageiros, temperatura e influência climática local, redução de ruído ambiental, satisfação dos passageiros. O IMTT tem feito capacitações dos seus técnicos e realizado estudos sobre o desempenho de veículos elétricos em determinadas linhas nos últimos anos”, informou o vice-presidente do IMTT, Davi Alcantara.
Confira as linhas de teste desta semana:
Terça-feira (6/5):
10:00 – 12:00 Rota 1 Centro Circular (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 1 Centro Circular (2 viagens)
Quarta-feira (7/5):
10:00 – 12:00 Rota 2 Centro x Nova Brasília (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 2 Centro x Nova Brasília (2 viagens)
Quinta-feira (8/5):
10:00 – 12:00 Rota 3 Centro x Parque Guarus (Via Lebret) (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 3 Centro x Parque Guarus (Via Lebret) (2 viagens)
Sexta-feira (9/5):
10:00 – 12:00 Rota 4 Centro x Penha (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 4 Centro x Penha (2 viagens)
Estrutura
Segundo a empresa TEVX Higer, o ônibus Azure A12BR possui estrutura integral, adotando padrão moderno que garante maior segurança, redução de peso, maior durabilidade dos componentes e menor desgaste do pavimento.
O veículo conta, ainda, com piso baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita embarque e desembarque dos passageiros, inclusive pessoas com mobilidade reduzida. O modelo também possui rampa de acesso na porta e corredores amplos. Sua autonomia média é de 270 km, número que pode ser ampliado de acordo com a utilização adequada. O ônibus é equipado com ar-condicionado ecológico e sistema de tecnologia, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real.
Fonte: Prefeitura de Campos