Como confirmado com exclusividade ao J3News pela Prefeitura de Campos, um modelo inédito de ônibus elétrico está no município para um período de testes. Com tecnologia de ponta e emissão zero de carbono, o modelo Azure A12BR permanecerá na cidade por 30 dias para avaliação operacional. A previsão da Prefeitura é de que os testes comecem na próxima semana.
As primeiras imagens do ônibus da empresa sino-brasileira TEVX Higer circularam pelas redes sociais. Adesivado com as logomarcas da Prefeitura e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), o veículo ostenta os dizeres: “100% elétrico”, “Zero Emissão de Carbono” e “Campos Mais Sustentável”.
Projetado para atender o transporte urbano de passageiros, o ônibus é um modelo de 2023, com capacidade para 80 passageiros (27 sentados e 53 em pé). Seu diferencial começa no tempo de recarga –três horas para atingir uma autonomia de 270 quilômetros. O modelo também recupera até 30% da energia gasta durante o trajeto.
O ônibus é equipado com piso baixo, suspensão com sistema de ajoelhamento e rampa manual para cadeirantes, além de ar-condicionado ecológico, suspensão a ar, freios a disco com ABS, EBS e ESC, e câmeras internas, externas e 360°. Os passageiros também contam com conforto extra: Wi-Fi e entradas USB em todos os assentos, além de corrimãos e alças ergonômicas.
Antes dos testes, será necessário instalar o carregador e concluir o treinamento dos operadores. “Existem muitas dúvidas quanto a carregamento, durabilidade, autonomia do veículo, quilômetros que ele pode rodar, equipamentos e funcionamento”, informou o IMTT. Veja a nota completa ao final do texto.
O objetivo da fase de testes é avaliar o desempenho do veículo nas ruas da cidade e estudar a viabilidade de adoção de uma frota elétrica no sistema de transporte coletivo municipal.
Nota da Prefeitura:
De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), trata-se de um veículo teste, elétrico da Hager, que está vindo para teste operacional.
Estão vindo técnicos para ensinar sobre seu manuseio. Será treinado um servidor do IMTT, que é habilitado a dirigir, pilotar esse veículo.
Existem muitas dúvidas quanto a carregamento, durabilidade, autonomia do veículo, quilômetros que ele pode rodar, equipamentos e funcionamento, entre outros.
O veículo inicialmente vai estar em período de teste por 30 dias na cidade, o que deve acontecer na próxima semana deve iniciar a partir da semana que vem, porque tem que instalar o carregador, tem que treinar motorista, tem que entender o veículo e por aí vai.