A medalhista pan-americana Maria do Socorro Reis, uma das maiores atletas de Fórmula Kite no país, desembarcou em São João da Barra na quinta-feira (24) para um período de treinamentos com o jovem sanjoanense Vittor Maciel Filho, o Vittinho, de 16 anos.
A maranhense, que conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, fica em SJB até a próxima segunda (28), em um acampamento de treino que marca o início da preparação para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028. Aos 16 anos, Vittinho já foi convocado para a Seleção Brasileira de Vela Jovem e conta com o apoio da Prefeitura por meio da lei municipal de ajuda de custos.
O intercâmbio é parte do planejamento de Vittinho para o Mundial da Juventude, em dezembro de 2025, em Portugal, que marca o início de uma sequência de treinamentos em cooperação, quando a cidade receberá esportistas de outros estados, assim como Vittinho será recebido por outros atletas em suas respectivas cidades.
“Esse intercâmbio, essa troca de experiências é muito importante. É o início do ciclo olímpico, agora em maio já temos o Europeu na Turquia, tenho certeza que esses dias em São João da Barra serão muito importantes para nossa preparação. Feliz por conhecer o município”, afirmou Maria do Socorro, sete vezes campeã brasileira, além de campeã sul-americana e pan-americana.
Com geografia privilegiada e ventos constantes, SJB vem se consolidando como referência no kitesurf. O incentivo da Secretaria Municipal de Esportes, por meio de eventos como o Kitefest e apoio financeiro a atletas, tem feito diferença. O Sesc Grussaí também participa do movimento, apoiando ações como o intercâmbio esportivo para fortalecer o turismo da cidade.
O crescimento da modalidade na região já chama atenção da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), que estuda a criação de um Centro de Formação e Desenvolvimento de Base Olímpica da região Sudeste em São João da Barra.
Fonte: Secom/ PMSJB.