×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Especialista analisa geração de 14 mil empregos em Campos nos últimos 4 anos

Número foi destacado como mais positivo da gestão Wladimir Garotinho no setor, no primeiro mandato do prefeito

Geral
Por Yan Tavares
5 de abril de 2025 - 15h50
Foto: Divulgação

Campos gerou 14 mil empregos nos últimos 4 anos. A informação foi passada com exclusividade ao J3News na última semana de março, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do setor de indicadores sociais da pasta.

O número foi destacado pelo município como mais positivo da gestão Wladimir Garotinho no primeiro mandato do prefeito (2021-2024). O segmento que mais produziu vagas foi o de serviços.

Coordenador do Núcleo de Pesquisa Econômica do RJ (Nuperj), o professor Alcimar Chagas, pós-doutorado em economia pela UFRJ, analisa o cenário:

“Talvez esta análise possa explicar melhor a economia do município. O setor de serviços tem índice de 47%. Se essas atividades fossem densas em tecnologia seria ótimo, porém trata-se de ocupações de baixa e média escolaridade com baixos salários. O mesmo acontece com o setor de comércio. Com características muito parecidas, concentra 21% do estoque de vínculos. Chama atenção a proporção limitada das atividades industriais, com 10%, e da agropecuária com somente, 2% do total”, pontua. E acrescenta, criticando o baixo investimento público no segmento:

Alcimar Chagas, economista – Foto: Arquivo Pessoal

“Como município produtor de petróleo e beneficiário de rendas petrolíferas, o padrão de investimento público tem sido baixo, não favorecendo o fomento à indução de negócios com maior padrão de conhecimento. Por outro lado, as microempresas criadas apresentam perfil de empreendedorismo por necessidade, ou seja, baixo investimento, baixo padrão tecnológico, além de expectativa breve de vida útil”, complementa.

De acordo com o Nuperj, a evolução do índice de dinâmica econômica do município, entre 2019 a 2023, não apresentou indícios de avanço, mantendo um padrão de dinâmica regular e moderada ao longo do período:

“Uma observação interessante é de que Campos tem se apoiado na sua localização estratégica entre as aglomerações econômicas do setor petrolífero, em Macaé, e da estrutura portuária do Açu, em São João da Barra. O fato de contar com estrutura de cidade mais vigorosa, em função da rede de instituições de ensino, saúde, lazer, etc, ‘suga’ parte das externalidades positivas geradas pelas mesmas aglomerações citadas”, conclui o especialista.

Leia também:

Campos tem quase 130 mil pessoas trabalhando informalmente