Campos celebra nesta sexta-feira (28), 190 anos da sua elevação à categoria de cidade. Em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador tornava-se a então cidade de “Campos dos Goitacazes”.
Porém, especialistas destacam outras datas importantes e marcantes para a história campista. Em entrevista ao J3News, a historiadora Rafaela Machado faz um apanhado sobre cada uma destas datas.
Em entrevista ao J3News, a historiadora Rafaela Machado faz um apanhado sobre cada uma destas datas.
“O que hoje chamamos de Campos dos Goytacazes fazia parte, inicialmente, da então capitania de São Tomé, logo rebatizada de Paraíba do Sul, e doada pelo rei de Portugal, dom João III, ao fidalgo Pero de Góis no ano de 1534, obviamente, à revelia dos legítimos donos dessas terras, os indígenas Goitacá. No entanto, ponto importante a ser destacado é que a fundação por aquele donatário da Vila da Rainha, junto ao rio Itabapoana, foi um dos primeiros empreendimentos coloniais da América Portuguesa, em 1539, e disso ainda pouco falamos”, relembra.
Seguindo a programação da semana sobre o tema, o destaque desta quinta-feira (27) fica por conta do 28 de março de 1835:
“Após a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, e após a independência em 1822, Campos passou a figurar como centro político e econômico da região Norte Fluminense. Portanto, a construção de uma cidade com ares de modernidade era condição para uma participação ativa nas decisões políticas e econômicas do Estado, inclusive com pretensões de sediar a capital fluminense”, relembra. E acrescenta:
“A notícia sobre a elevação da vila à cidade, foi lida em sessão de 12 de maio daquele ano da Câmara Municipal. Na ocasião, o presidente daquela casa de leis, o padre Manoel Jozé Pereira Brados, leu uma carta enviada pelo presidente de Província em que constava a Lei Provincial de 28 de Março de 1835 que dizia em seu artigo 2º: “Ficam igualmente elevadas à categoria de Cidade a vila de São Salvador dos Campos, com a denominação de Cidade de Campos dos Goitacazes – e a vila de Ilha Grande, com o nome de Cidade de Angra dos Reis”, complementa.