A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representada pela subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, participou na segunda-feira (24) da primeira reunião da Oficina Curadoria em Saúde IdeiaSUS, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento aconteceu no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e marcou o início de um processo de curadoria que irá durar 12 meses, com o objetivo de sistematizar, monitorar e expandir as ações do programa SOS Coração.
O município de Campos, juntamente com as cidades de Piraí e Resende, que também foram premiadas em 2024, na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ e IdeiaSUS, participará ativamente da curadoria com a equipe técnica da Fiocruz. Durante o processo, os profissionais envolvidos terão a chance de contribuir para a construção coletiva de um livro que será divulgado em 2026, ampliando a visibilidade das boas práticas desenvolvidas nas três cidades.
Bruna Araújo destacou a importância do trabalho colaborativo com a Fiocruz. “A partir de agora será planejado um grupo de trabalho e a definição dos técnicos do município de Campos que participarão desse processo. O objetivo é que possamos publicar esse trabalho no livro da Fiocruz que será lançado no próximo ano”. Ela também enfatizou que o SOS Coração tem gerado grande repercussão, não apenas no município, mas também nacionalmente.
Fonte: SECOM/ PMCG.