A equipe de boxe do projeto Boxe de Favela, da comunidade da Baleeira, em Campos, conquistou resultados expressivos no Campeonato Estadual Estreante Novíssimos, competição voltada para atletas iniciantes. O evento, realizado no último domingo (23), marcou o início da temporada de disputas da modalidade e resultou em duas medalhas de ouro, uma de prata, além de prêmios de melhor equipe e melhor técnico para o grupo.
O técnico Denis Cica, responsável pela equipe, destaca que os bons resultados são fruto de uma preparação intensiva de dois meses, que agora dá espaço para o foco na seletiva para o Campeonato Brasileiro, prevista para após o Carnaval, durante a Copa Fest Verão, em São Pedro da Aldeia.
Voltado para atletas com até cinco lutas disputadas, o Campeonato Estreante Novíssimos contou com a participação de cinco representantes de Campos, sendo que três chegaram à final. Dois garotos da comunidade da Baleeira subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto outro ficou com a medalha de prata.
A preparação para o torneio começou em 5 de janeiro, com um intensivo de condicionamento físico, tática e técnica. “A gente sabia que logo teria outro campeonato em seguida, que é a seletiva para o Brasileiro. Trabalhamos forte em janeiro e fevereiro”, explicou o técnico. A equipe viajou no dia 14 de fevereiro e ficou hospedada na federação, onde fez a manutenção de peso antes das lutas.
Apesar dos bons resultados, a campanha teve desafios. Dos sete atletas da equipe, um dos atletas foi cortado por indisciplina, e outro desistiu de viajar para a final. “Isso acontece, é uma luta muito radical. O atleta acaba não querendo viajar. Os garotos da Baleeira, que são os principais, viajaram e conquistaram”, destacou Denis.
Apesar da derrota “meio amarga” de um dos atletas na final, Denis destacou o aprendizado e a evolução do grupo. “A gente soube absorver e vamos continuar o trabalho. O aproveitamento foi de 75%, e estou feliz com o desempenho da equipe”, disse.
Próximos passos
Agora, o foco da equipe está na seletiva para o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em março. Dois atletas já estão com vaga garantida: Enzo Rafael, de 17 anos, na categoria juvenil, e Pietro Tavares, de 15 anos, na cadete. “Essas duas categorias são as únicas que dão vaga para o Brasileiro. Os demais, que são infantis, disputarão o campeonato estadual”, explicou Denis.
O técnico também planeja enviar os campeões Enzo e Alexandre, campeões do último domingo, para a Seleção Carioca, onde ficarão por uma semana para ganhar mais experiência antes da próxima competição. “Esse campeonato que disputamos deu experiência para irmos para o próximo com mais confiança”, afirmou.
LEIA MAIS