Na madrugada desta quarta-feira (26), furtos de cabos comprometeram a transmissão de dados por internet em diversas áreas centrais de Campos dos Goytacazes. Entre os locais afetados, empresas do Grupo IMNE tiveram seus sistemas prejudicados, o que impactou diretamente o atendimento ao público.
De acordo com Vinícius Carvalho, gerente de TI do Grupo IMNE, a falta de conexão gerou transtornos em diversos setores, principalmente nos ambulatórios das unidades Beda Prime, XY Diagnose e BedaLab, uma vez que o sistema centralizado de informações ficou inacessível. “Nosso data center fica no prédio principal, então isso comprometeu o atendimento de diversos setores”, explicou.
A normalização dos serviços depende da instalação de novos cabos e emendas, um processo que está sendo conduzido por uma equipe terceirizada. Além das empresas, residências e outras instituições próximas também foram afetadas pelo corte dos cabos de fibra óptica.
Especula-se que os responsáveis pelo furto aparentemente confundiram os cabos com fios de cobre, que costumam ser visados para revenda. “Eles cortaram as fibras óticas porque era um cabo mais grosso e acharam que era de cobre”, relatou Vinícius Carvalho. Uma das áreas atingidas foi na região da Rua Barão de Miracema, onde imagens registraram cabos espalhados pelo chão.
As autoridades foram acionadas para investigar os furtos. Equipes técnicas seguem trabalhando para restabelecer a comunicação e minimizar os prejuízos. Durante a tarde desta quarta-feira, a reportagem registrou técnicos trabalhando na Rua Conselheiro Otaviano, instalando novos cabos na rede. Nestes locais, ficam vários estabelecimentos comerciais e de saúde, como o Hospital Geral Dr. Beda, Centro Administrativo, Beda Prime e o laboratório XY Diagnose.