×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Carnaval em SJB pede passagem

Com a maior folia do interior, município espera atrair de 300 mil pessoas

Especial J3
Por Yan Tavares
23 de fevereiro de 2025 - 0h01
SJB|Pela Avenida Joaquim Tomás passarão várias atrações, como blocos, trios e escolas de samba – Foto: Secom/SJB

O maior carnaval do interior do Estado do Rio de Janeiro. São João da Barra faz jus a esse título e se firma como referência na maior festa popular do Brasil. A tradição dos badalados blocos de rua, a festa exuberante das escolas de samba, os shows e trios elétricos garantem agito e animação ao público.

Para 2025, a expectativa do município é superar os 300 mil visitantes em 10 dias de folia. Outras cidades da Região Norte Fluminense, como Macaé e Quissamã, também já divulgaram suas programações para a ocasião.

Carla Caputi – Foto: Josh

Em entrevista exclusiva concedida ao J3News na sede do município, a prefeita de SJB, Carla Caputi, falou sobre a expectativa para o Carnaval sanjoanense, que inicia os festejos já no dia 27 (quinta-feira) e se estende até o domingo pós-Quarta-feira de Cinzas. 

“Estamos muito ansiosos. Somos uma cidade festeira, que é conhecida por fazer grandes eventos. Temos uma programação extensa e diferenciada, garantindo atrações para todos os gostos e públicos”, comenta Caputi, acrescentando sobre o apoio às escolas de samba, tão tradicionais no município:

“Novamente, as escolas de samba receberam o subsídio de forma antecipada, o que ajuda muito nas despesas, possibilitando que possam fazer orçamentos antes e comprar seus materiais, já com a verba do município garantida em caixa. Temos ainda uma comissão responsável por avaliar pontos importantes junto às escolas, como programação, logística e som”, complementa.

Edivaldo Machado – Foto: Josh

Secretário de Turismo garante a melhor recepção aos visitantes
O secretário de Turismo de SJB, Edivaldo Machado, destacou que o município prepara a melhor recepção para todos que passarem pelo Carnaval sanjoanense. A programação conta com quase 20 blocos de rua, os tradicionais desfiles das escolas de samba, bandinhas, trios elétricos e shows, além dos atrativos voltados à criançada.

“Logo na quinta-feira (27) teremos a abertura oficial, com a inauguração da iluminação da Avenida do Samba. Na sexta, tem um dos nossos maiores blocos, que é o Diga que Valeu. Domingo e terça, os desfiles das escolas de samba Congos e Chinês, com espetáculo de luxo e beleza. Após a Quarta-feira de Cinzas, ainda tem encontro de trios e abadás, de sexta a domingo”, adianta.

Edivaldo Machado também falou sobre a matinê, uma novidade em 2025: “A cada ano o nosso Carnaval se torna mais conhecido e recebemos mais visitantes. Então, para este ano preparamos um atrativo a mais, com a matinê no Balneário de Atafona. Será de sábado (1º) a terça (4), sempre às 14h, com direito a banho de espuma, pintura, animação, brinquedos infláveis gratuitos, pipoca e marchinhas de Carnaval”, conclui.

Segurança com monitoramento reforçado
Em entrevista concedida à reportagem no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de São João da Barra, o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, explicou como o município está se preparando com a expectativa de receber mais de 300 mil pessoas no Carnaval. A população estimada de SJB, segundo o IBGE (dados de 2024), é de 38,7 mil pessoas.

“A gente vai dar continuidade ao trabalho integrado das forças de segurança, com efetivo reforçado do 8º Batalhão da PM, da Guarda e Polícia Civil, a PRF cuidando da principal via de acesso à cidade, o comando de policiamento rodoviário estadual cuidando das RJs e da Ponte da Integração, além da Fiscalização de Postura, de olho no ordenamento da utilização dos espaços públicos”, comentou.

Ele acrescentou ainda, sobre a importância da atuação do Ciosp. “Já são mais de 200 câmeras monitorando o município e neste período haverá um reforço estratégico, com bases montadas em locais de eventos, como a Avenida Joaquim Tomás, conhecida como a Avenida do Samba”, completou.

Programação da sede de SJB
A Prefeitura de SJB adiantou com exclusividade ao J3News parte da programação da sede do município. Já na quinta-feira (27), tem abertura oficial do Carnaval com Rei Momo e Rainha, ensaio das escolas de samba Congos e Chinês, além de blocos começando às 19h, show no palco oficial e trio elétrico na Avenida fechando o primeiro dia. 

Na sexta-feira, a atração principal fica por conta do badalado bloco Diga que Valeu, com abadás esgotados há um mês. No sábado, tem Concurso de Mascarados e o Bloco Jiripoca, o mais antigo da cidade, com mais de 30 anos. Domingo começam os blocos dos times cariocas, com Botafogo e Vasco. Tem ainda Carnaval de rua com Desfile da Banda Maluca, desfile das escolas Congos e Chinês e muito mais.

Já na segunda-feira, tem Bloco Rubro-Negro, o tradicional Bloco dos Indianos, desfile da Vila Imperial, Bloco Tô Ki Tô. Na terça-feira, as escolas Congos e Chinês voltam a desfilar, o Bloco Tricolor vai às ruas, além de muito mais atrações. De sexta a terça-feira, tem Matinê de Carnaval com DJ no palco principal às 16h, e bandinha de Carnaval com o Projeto Caindo na Folia (às 18h na sexta, 21h no sábado, 17h no domingo e na segunda, e 18h na terça).

Tradição do carnaval de rua
Um dos pontos altos do carnaval de São João da Barra está na energia dos bloquinhos de rua e nas tradicionais escolas de samba. Na sexta-feira, às 22h, dia 28, o ápice da folia fica por conta do badalado Bloco Diga que Valeu. Os abadás se esgotaram há um mês e a expectativa é grande para a diversão no aniversário de 20 anos do bloco:

“O Bloco Diga que Valeu completa 20 anos de avenida em 2025, hoje consagrado como o maior da cidade, com 1.600 foliões. Já é tradição a abertura do carnaval com o Diga que Valeu, com direito a concentração com música ao vivo e muitos atrativos. São duas horas de bloco na avenida, com muita energia boa”, comenta o diretor do bloco, Nanderson Costa.

Já no sábado, também às 22h, a tradição dos blocos de rua é representada pelo Bloco Jiripoca, o mais antigo do município, com mais de 30 anos de história.

“Em fevereiro de 1989 surgiu o Bloco Jiripoca, pioneiro, irreverente, marcou o inicio do Carnaval de rua , dos Trios Elétricos, dos Blocos de abadás, do Carnaval para todos. Sempre no sábado de carnaval a cena se repete: o ritmo forte do axé mais uma vez dá o tom durante as duas horas em que o bloco levar para atravessar de uma ponta a outra a passarela do samba sanjoanense”, conta o diretor do bloco, José Ribeiro Rosa Neto.

Campos
A reportagem questionou a Prefeitura de Campos sobre qual será a programação do Carnaval na praia do Farol de São Tomé, mas, até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Comunicação não havia respondido se as atrações, dias e horários já estão definidos, nem quando serão divulgados.

A expectativa na praia do município é para os trios elétricos, especialmente o tradicional “Bloco das Piranhas” no sábado, além das participações de nomes consagrados no verão campista, como Nelson Príncipe Negro e Apollo.

Atrações|Folia em Quissamã começa na quinta e terá seis dias (Foto: Secom/Quissamã)

Quissamã
Em Quissamã, a festa terá seis dias, com muita animação e tradição. A programação completa foi divulgada na última sexta-feira (21). A folia começa na quinta-feira (27) e segue até a terça-feira (4), com desfile de blocos, bois pintadinhos, matinês e shows em vários pontos do município.

Na sexta, o destaque fica para o bloco do CAPS Folia, além das apresentações dos tradicionais bois na Praia de João Francisco e em Barra do Furado. A noite será animada pelo Baile à Fantasia, com show da cantora Marah, na Praça Mário Moreira, à meia-noite.

O sábado terá matinê em Santa Catarina, desfile de diversos bois e blocos na Rua Barão de Vila Franca, além do show da Banda Hits. No domingo (2), as matinês seguem no Sobradinho e em Barra do Furado, e a festa será marcada pelo show de Glauco Zulo no centro da cidade, enquanto Érica Carvalho se apresenta em Barra do Furado.

Na segunda-feira (3), o Bloco das Piranhas traz irreverência para a Rua Barão de Vila Franca, seguido de shows com a Banda Vibe Mix e Os Piratas. O encerramento na terça-feira (4) terá o desfile dos bois Setão, Renascer e Surubim, além de blocos tradicionais, com os shows de Apollo e Gil Paixão encerrando a festa em Barra do Furado e no Centro, respectivamente.

Festejos|Foco da folia em Macaé também será o Carnaval de rua (Foto: Divulgação)

Macaé
Em coletiva de imprensa, a Prefeitura de Macaé divulgou na última quarta-feira (19) a programação do município, recheada de atrações em vários pontos do município. O lema é democratizar a folia, com uma programação que vai agradar crianças, jovens, adultos e idosos, muita animação e atrações com artistas locais em oito pontos do município.

Locais como Cavaleiros, Imbetiba, Bar do Coco, Centro, além de Glicério, Sana e Bicuda Pequena (na Região Serrana), receberão dezenas de atrações entre apresentações musicais e blocos.

A programação começa na sexta-feira (28), em Imbetiba e Serra, a partir das 18h, com Baile de Máscaras, batalha de confetes e apresentação do Bloco do Benê. De sábado a terça-feira, os palcos recebem atrações, sempre a partir das 18h. Desfile de Bois Pintadinhos, na Rua Télio Barreto, a partir das 20h, e Escolas de Samba integram os eventos carnavalescos.

Também integra a programação macaense o Bloco Sargento Pimenta, do Rio de Janeiro, que tem como repertório versões de canções dos Beatles, interpretadas com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos brasileiros, no sábado, em Cavaleiros, a partir das 21h.