Os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se reúnem nesta segunda-feira (3) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. O encontro ocorre antes da abertura oficial dos trabalhos do Congresso e tem como objetivo alinhar as prioridades do governo com os novos comandantes do Legislativo.
Eleitos no último sábado (1º), Motta e Alcolumbre receberam apoio do governo, mas também contaram com votos da oposição. Em seus discursos de posse, deram sinais de que pretendem manter certa independência em relação ao Executivo. Alcolumbre declarou que adotará “um posicionamento corajoso” diante do governo e de outras instituições, enquanto Motta enfatizou a necessidade de um Parlamento forte e defendeu a importância das emendas parlamentares.
A sessão de abertura do ano legislativo está marcada para as 16h, mas Lula não deve comparecer. A cerimônia contará com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda), que entregarão a tradicional mensagem do Executivo ao Congresso, destacando as ações do último ano e os planos para 2025.
Entre as pautas prioritárias do governo para o ano estão a aprovação do Orçamento de 2025, o envio de um projeto que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil e uma proposta de emenda à Constituição para alterar regras federais de segurança pública. O Planalto busca reforçar o diálogo com os novos presidentes da Câmara e do Senado para garantir apoio na tramitação dessas medidas.
Com informações do G1