Com o início do ano, o Janeiro Branco surge como uma oportunidade importante para refletirmos sobre a saúde mental, especialmente entre os profissionais da área da saúde. Para a enfermeira do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Dr.Beda, Isabela Teixeira, este período é fundamental para alertar sobre cuidar do psicológico e buscar apoio quando necessário.
O Janeiro Branco é uma iniciativa de conscientização sobre a saúde mental, voltada para alertar a sociedade sobre o cuidado com o emocional e o psicológico. A campanha ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas e a reduzir os índices de sofrimento psíquico. Para a enfermeira Isabela, a difusão de informações sobre saúde mental é crucial, principalmente no ambiente de trabalho, onde o estresse é frequentemente elevado.
“Profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e outros, estão constantemente expostos a situações de alta pressão e exigências emocionais, o que pode impactar diretamente seu bem-estar. Alguns dos principais sintomas observados entre esses profissionais incluem o burnout, que é caracterizado por cansaço extremo, despersonalização e perda de empatia. O burnout pode se manifestar também através da sobrecarga e da diminuição do interesse pelo trabalho”, comenta.
Além disso, a ansiedade é outro problema recorrente entre os profissionais de saúde, com sintomas como preocupações excessivas, insônia e dificuldades de concentração. A depressão também tem se tornado um desafio para muitos, manifestando-se como tristeza persistente, desmotivação e alterações no apetite.
O papel do SESMT do Grupo IMNE
O SESMT desempenha um papel fundamental no cuidado com a saúde mental dos trabalhadores, sendo composto por uma equipe de profissionais especializados. Atualmente, o setor é formado por médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Durante o mês de janeiro, a equipe do SESMT percorre os setores das unidades do Grupo IMNE com o intuito de levar orientação e informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “Nosso maior objetivo é levar informação e orientação a todos os profissionais, enfatizando a importância de cuidar da saúde mental”, explica a enfermeira do trabalho.
Os Impactos da pandemia
A pandemia de Covid-19, que afetou profundamente o mundo, também alterou as rotinas dos profissionais da saúde. “Os últimos quatro anos foram marcados por enormes desafios e transformações para os profissionais de saúde. A pandemia os sobrecarregou tanto no aspecto físico quanto emocional. A crise trazida pela pandemia trouxe aprendizados que devem ser usados para melhorar a forma de trabalhar e cuidar da saúde mental”, relata.
A prevenção de problemas emocionais e mentais exige tanto estratégias individuais quanto organizacionais. Identificar precocemente os sinais de estresse, buscar apoio psicológico e promover práticas de autocuidado são medidas essenciais para combater o problema. “É fundamental criar ambientes de trabalho mais saudáveis, além de implementar o apoio psicológico e incentivar o autocuidado”, diz Isabela Teixeira, que também destaca a importância do apoio entre colegas de trabalho.
Cuidar da saúde mental é um processo contínuo, que envolve autocuidado, conscientização, apoio social e acompanhamento profissional. A saúde mental não deve ser negligenciada no ambiente de trabalho. Envolve gerenciamento de estresse, manter qualidade de vida no trabalho, tratamento e acompanhamento.
Isabela Teixeira compartilha, ainda, algo importante para a campanha Janeiro Branco 2025: a empatia e o respeito ao próximo. “A empatia seja sempre vista nos ambientes de trabalho, nas casas e em todos os tipos de relações. A saúde mental deve ser uma prioridade, pois quem cuida da mente, cuida da vida”, finaliza.