A Firjan Senai iniciou, em parceria com a Petrobras e a Petronect, o calendário de 2025 do programa Rede de Oportunidades (RdO), focado no setor Óleo, Gás e Naval. O encontro, realizado na sede da Firjan, no Centro do Rio, em colaboração com o Sebrae/RJ, reuniu quase 300 participantes, entre eles, representantes de empresas fornecedoras de diversos bens e serviços. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva fluminense, o evento promoveu mais de 50 reuniões, aproximando fornecedores e grandes empresas.
Márcio Pereira, gerente-geral de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da Petrobras, ressaltou a importância de estreitar laços com fornecedores locais para fortalecer a indústria nacional. “Nosso principal objetivo é consolidar uma base robusta de fornecedores aqui no Brasil. Criamos um canal de escuta ativa com o mercado, fundamental para capturar sugestões e críticas que possam aprimorar nossos processos e contratos. Trabalhar com a Petrobras exige excelência e queremos garantir que o fornecedor esteja presente em todas as nossas operações, seja em Santos, Macaé ou no Rio”, destacou.
Samuel Fernandes de Souza, diretor de Relacionamento da Petronect, enfatizou a importância do cadastro ativo na plataforma para empresas interessadas em se conectar com a Petrobras. “A Petronect é o maior marketplace B2B do setor de óleo e gás no Brasil, com 284 mil empresas cadastradas. Oferecemos ferramentas como o portal de compras e o Minha Petronect, que facilitam o acesso a oportunidades de negócios com a Petrobras. Manter o cadastro atualizado é fundamental para não perder essas oportunidades”, explicou.
Carlos Cunha, coordenador do programa Fortelece SUB da Petrobras, participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico do programa na integração e visibilidade das demandas do setor submarino. “Nosso parque de instalações é composto por mais de 11 mil quilômetros de dutos e 7.500 quilômetros de umbilicais. Garantir a manutenção e integridade dessas instalações é um desafio contínuo, e eventos como esse são essenciais para fomentar o mercado e dialogar com fornecedores. A Petrobras está ampliando sua capacidade de executar projetos submarinos ao longo do ciclo de vida das instalações”, afirmou.
Mais de mil oportunidades mapeadas em 14 edições
Karine Fragoso, gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, ressaltou a importância de realizar encontros regulares do Rede de Oportunidades. “Nosso objetivo é realizar pelo menos um evento mensal, para que possamos acompanhar a capacitação das empresas e ajudá-las a conquistar contratos. Isso motiva os empresários a se desenvolverem continuamente. Nosso foco é fortalecer e conectar cada vez mais a indústria”, afirmou.
Felipe Siqueira, especialista da Firjan e responsável pelo programa, complementou: “Já mapeamos mais de mil oportunidades em 14 edições anteriores, com mais de 6 mil empresas identificadas como potenciais fornecedoras. Nosso trabalho é conectar fornecedores e compradores, mostrando as demandas do mercado e os requisitos mínimos de contratação. Além disso, acompanhamos o processo pré e pós-evento com relatórios que são enviados para todas as partes envolvidas.”
O Sebrae/RJ, representado por Daniele Rodrigues, também esteve presente no evento, reforçando seu compromisso com a capacitação de fornecedores. “Já qualificamos mais de 18 mil fornecedores em todo o Brasil, com o objetivo de melhorar a gestão empresarial e preparar as empresas para atender tanto a Petrobras quanto outros grandes contratantes do setor”. Em parceria com a Firjan SENAI, o Sebrae capacitou, no ano passado, uma primeira turma de 80 fornecedores.
As próximas edições do RdO já estão programadas, com a Transpetro no dia 11 de fevereiro e com a TBG em 25 de março.
Com informações da Ascom