×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ realiza primeiro mutirão do ano em Farol de São Thomé

Durante a operação, 1.304 imóveis foram visitados, sendo eliminados 41 focos do mosquito

Geral
Por Redação
24 de janeiro de 2025 - 10h50
Foto: Luciano Souza / Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nessa quinta-feira (23), em Farol de São Thomé, o primeiro mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya deste ano. Essa ação teve como objetivo eliminar focos de proliferação do mosquito, promover a conscientização da população local e prevenir uma possível epidemia, considerando especialmente o clima quente e chuvoso que tem favorecido a reprodução do inseto.

Durante a operação, 1.304 imóveis foram visitados, sendo eliminados 41 focos do mosquito. Além disso, 28 terrenos baldios foram vistoriados, 17 pneus recolhidos e 49 sacos de lixo foram usados na remoção de materiais inservíveis. A equipe também tratou e telou 11 caixas d’água.  Durante o mutirão os agentes de endemias realizaram um trabalho preventivo, destacando a importância da colaboração entre o poder público e a população.

Carlos Morales, diretor do CCZ, ressaltou que o trabalho preventivo é fundamental, principalmente no início do ano, quando muitas pessoas viajam e deixam suas casas sem cuidados adequados. “Normalmente, janeiro e fevereiro são meses em que as pessoas têm férias, saem para o lazer e acabam deixando suas casas sem a devida atenção. Isso, combinado com o clima de chuva e sol, favorece o surgimento de focos do mosquito.

Por isso, é imprescindível que a população ajude no processo de prevenção. Lembre-se: 80% dos focos de dengue estão dentro de casa. A limpeza e a vigilância constantes são essenciais”, afirmou Morales.

O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos, explicou que os mutirões têm como objetivo principal alertar a população sobre os riscos da doença. “O trabalho do mutirão é uma forma de chamar a atenção sobre os riscos que estamos correndo com o aumento da incidência de dengue, especialmente considerando que o clima tem favorecido a proliferação do mosquito. O nosso foco é reduzir a reprodução do inseto, mas também conscientizar a população sobre a importância de colaborar com os agentes de endemias e manter seus quintais limpos. Encontramos muitos focos em materiais inservíveis, o que é preocupante”, disse o coordenador.

Segundo Claudemir, a escolha de Farol de São Tomé para o primeiro mutirão do ano foi estratégica, devido ao grande número de imóveis fechados na região. “Farol tem um índice alto de imóveis fechados durante o ano. Durante o verão, é uma oportunidade para entrarmos nessas casas e realizarmos a fiscalização. O resultado foi positivo, mas precisamos da colaboração constante da população. O trabalho de prevenção deve ser contínuo e, por isso, é importante que as pessoas dediquem dez minutos semanalmente para verificar seus quintais e eliminar possíveis focos de acúmulo de água”, destacou Barcelos.

Fonte: Secom/Prefeitura de Campos