O Jardim São Benedito, no coração de Campos dos Goytacazes, é um dos espaços públicos mais tradicionais da cidade. O local, inaugurado em 1912, mantém sua relevância como ponto de lazer e convivência, atraindo pessoas de todas as idades, mesmo diante dos desafios de conservação e segurança. Frequentadores, entre atletas, famílias e casais, destacam a importância do lugar para a comunidade e apontam ideias para torná-lo ainda mais atrativo.
Com mais de 100 anos de existência, o Jardim São Benedito já foi palco de eventos marcantes e é, até hoje, um local onde se misturam o passado e o presente. O coreto, símbolo de festividades do início do século passado, divide espaço com uma academia ao ar livre e quadras esportivas, atraindo um público variado. O ambiente arborizado, os bancos sombreados e o lago central criam um clima agradável, tornando a área ideal para práticas esportivas, encontros e atividades em grupo.
A área também conta com o espaço que hoje é ocupado pela sede da Academia Campista de Letras. No passado, o Jardim São Benedito era chamado de Praça Municipal e, nas intervenções ao longo de sua história, foi instalada a Escola ao Ar Livre. Foi só em 1948 que o espaço ocupado pela antiga escola foi modificado e se tornou sede da ACL. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam) em 2013.
Um espaço de confraternização
No Jardim São Benedito é possível encontrar histórias como a de Miriane Roza, que encontrou o cenário para celebrar um dos dias mais importantes de sua vida. Ela, que foi ao parque para comemorar seu casamento, acompanhada por amigos e familiares, ressaltou o valor do Jardim como ponto de convivência.
“Eu amo esse lugar. Mesmo sem muito dinheiro, consigo aproveitar momentos especiais aqui. O açaí é maravilhoso, e o atendimento dos funcionários é ótimo. Acho que poderia ter mais opções de alimentação e um cuidado maior com os banheiros, mas é um lugar que eu adoro”, diz.
No dia em que a equipe de reportagem esteve no Jardim São Benedito, Ana Gabriela Afonso fazia um piquenique com amigos. Ela lembra com carinho dos tempos em que visitava o local na infância. “Eu frequentava aqui quando era criança e cheguei até a vir com a escola. Hoje, vejo que a vegetação precisa de mais atenção e o lago de mais cuidados. Apesar disso, é um espaço ótimo para encontros e momentos tranquilos”, afirma.
Melhorias e investimentos
A Prefeitura de Campos informou que tem realizado melhorias pontuais no Jardim. Uma das intervenções recentes foi a reforma da quadra esportiva, que recebeu, no ano passado, um piso de alta resistência a impactos, proporcionando mais conforto e segurança para os atletas. Contudo, os frequentadores entrevistados pela equipe de reportagem esperam por um plano mais abrangente.
Wesley Gomes, junto de seus amigos, pratica vôlei de praia no local, e reforçou a importância de melhorias em pontos básicos. “A segurança aqui é boa, mas já foi melhor. Antes tinha policiais vigiando, mas hoje a gente quase não vê mais. Falta água para os atletas que jogam no Sol, e o banheiro poderia ser mais bem cuidado. Apesar disso, o Jardim ainda é um ótimo lugar para jogar e passar o tempo”, afirma.
Wesley também destacou a necessidade de atenção em volta do Jardim. “Os arredores não passam a mesma sensação de segurança. Saiu daqui, é orar para Deus e chegar em casa. Com mais policiamento, seria mais tranquilo aproveitar tudo que o espaço oferece”, adiciona.
Desafios
Embora enfrente desafios, o Jardim São Benedito continua sendo uma opção acessível e democrática de lazer, especialmente para aqueles que preferem permanecer na cidade em fins de semana ou férias. Espaços como a academia ao ar livre, o playground e as quadras esportivas são utilizados diariamente por moradores que reconhecem o valor do local e torcem por seu aprimoramento.
A reportagem do J3News procurou a Prefeitura de Campos e a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), órgão responsável pelo espaço, e questionou sobre programação de eventos e atividades, além do estado de conservação, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o combate aos roubos de rua tem sido umas das principais metas do comando da corporação. “Para combater os casos de roubos e furtos em sua área de policiamento, o comando do 8° BPM (Campos dos Goytacazes) definiu uma estratégia de patrulhamento com o emprego de policiais em viaturas e motocicletas, realizando abordagens e revistas sistematicamente. A SEPM relembra a importância do acionamento de nossas equipes para casos imediatos através de nossa Central 190 e do App RJ 190, assim como a importância dos registros dos crimes nas delegacias, o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo”, disse o órgão em nota.