×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacinação infantil em Campos é incentivada pela Saúde no período de férias

Secretaria promove também imunização de idosos e orienta sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação de crianças

Saúde Pública
Por Redação
16 de janeiro de 2025 - 9h29

Foto: Ilustrativa/Arquivo

A caderneta de vacinação é o documento que contém todas as vacinas já administradas no indivíduo e precisa estar atualizada. Pensando nessa estratégia de prevenção e proteção, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes orienta a população para fazer a atualização anual da caderneta com as vacinas disponíveis em mais de 40 salas de imunização distribuídas pelo município.

“Em 2024 conseguimos atingir uma boa cobertura vacinal, principalmente da Tríplice Viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola com 92,43%, e também das vacinas para recém-nascidos, a BCG com 91,13% e Hepatite 87,83%. Isso se deve ao trabalho realizado em nossa cidade, e aproveito para fazer um chamamento à população para aproveitar esse período de férias escolares e levarem seus filhos aos postos de vacina para que a gente consiga, nesse ano de 2025, continuar elevando a cobertura vacinal”, reforçou o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

No calendário das crianças são contempladas as vacinas BCG, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), Hepatite A e B, Pentavalente, Vacina Tríplice Viral (VTV), Tetraviral, Pneumocócica 10, Rotavírus Humana, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela, Meningocócica C, Covid-19, Influenza, HPV (de 9 a 11 anos).

Os adolescentes devem ter a caderneta atualizada com as vacinas que protegem contra Difteria e Tétano Adulto (dT), Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral, Influenza, Covid-19 (se fizer parte do grupo prioritário), meningocócica ACWY e HPV quadrivalente (12 aos 14 anos).

Grávidas e puérperas podem tomar vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano Adulto (dT), Covid-19 e Influenza. Para as gestantes, a vacina contra Difteria, Tétano, Pertussis acelular (dTpa) é indicada para cada gravidez a partir da 20ª semana gestacional e puérperas até 45 dias.

Aos idosos são recomendadas as vacinas contra Covid-19 a cada seis meses e contra Influenza anualmente, a cada Campanha Nacional de Vacinação. Esse grupo também deve receber a vacina que protege contra Difteria e Tétano Adulto (dT) e Tríplice Viral, caso não haja registro vacinal.

“Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis”, explica Leonardo.

Para a vacinação é importante apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS. No caso de crianças e adolescentes, também é necessário levar a caderneta de vacinas.

LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS — 8H ÀS 17H:
Centro Municipal de Vacinação e Testes de Triagem Neonatal — Secretaria Municipal de Saúde
Clínica da Criança

LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA —8H30 ÀS 16H:
Centro Saúde de Guarus
Clube da Terceira Idade
Policlínica da Tapera
UBS Baleeira
UBS Penha
UBSF Aldeia
UBSF Carvão
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Dores de Macabu
UBSF Eldorado
UBSF Félix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Jockey Club
UBSF Lagamar/Farol de São Thomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morro do Coco
UBSF Palmares
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Poço Gordo
UBSF Ponta da Lama
UBSF Quilombo
UBSF Rio Branco
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Maria
UBSF Santos Dumont
UBSF São Martinho
UBSF São Sebastião
UBSF Sentinela do Imbé
UBSF Tócos
UBSF Turf Club
UBSF Venda Nova
UBSF Vila Nova
UPH Travessão
UPH Ururaí

HORÁRIOS ESPECIAIS DE SEGUNDA A SEXTA:
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais — CRIE (8h às 18h)
Centro Municipal de Vacinação e Testes de Triagem Neonatal — Secretaria Municipal de Saúde (8h às 20h)
Clínica da Criança (8h às 20h)

Fonte: Secom/PMCG