Agatha Christie, a ‘Dama do Crime”
No domingo, 12 de janeiro, completou 49 anos da morte da escritora Agatha Christie, conhecida mundialmente como a “Dama do Crime”. Autora de 80 livros, é a romancista mais bem-sucedida do mundo em número de vendas de obras de literatura policial. Seus livros foram traduzidos para mais 100 idiomas, ultrapassando a casa de 4 bilhões de exemplares.
Boa parte de suas obras serviu de inspiração para filmes – muitos dos quais também campeões de bilheteria e alguns deles filmados mais de uma vez, como ‘Assassinato no ‘Expresso Oriente’. Outros, que também ganharam a telona, foram ‘Morte no Nilo’, “Assassinato num Dia de Sol”, “Encontro Marcado com a Morte”, “Testemunha de Acusação”, “Mistério no Caribe”, “O Vingador Invisível”, “Condenado pela Inocência”, entre tantos outros.
O livro de maior sucesso, “Ten Little Niggers” (“E não sobrou nenhum”) publicado em 1939, narra a história de 10 pessoas que são convidadas para uma ilha pelo misterioso Mr. Owen. As dez pessoas não têm nenhuma ligação aparente, mas são confrontadas pelo suspense onde todos são, ao mesmo tempo, suspeitos, vítimas e culpados.
A escritora britânica mais vendida do mundo imortalizou seus dois principais personagens, o detetive belga Hercule Poirot e Miss Marple, em especial o excêntrico e elegante belga, presente em mais de 40 de suas obras.
Agatha Christie nasceu em Devon (Inglaterra), em 1890, vindo a falecer em 12 de janeiro de 1976. Cinco anos antes (1971), foi condecorada pela rainha, Elizabeth II, com o título “Dama-Comendadora da Ordem do Império Britânico”. As duas voltaram a se encontrar em 1974, durante a première do filme “Assassinato no Expresso Oriente”. Foi a última aparição em público da ‘Dama do Crime’.
Fábio Paes retorna à CDL
Nesta quinta-feira (16) Fábio Nunes Paes volta a ocupar a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos depois de 28 anos, quando cumpriu dois mandatos consecutivos entre 1996/98.
Naquela oportunidade, foi o mais jovem presidente entre todas as CDLs do Brasil. Na posse de quase três décadas, o discurso emocionado para uma plateia que ocupava o auditório e corredores da entidade, contagiou os convidados. O então jovem Fábio, na casa dos 26 anos, veio às lagrimas, fugindo à característica comedida que lhe é peculiar.
Nas gestões anteriores, Fábio ganhou destaque ao elevar o prestígio da entidade, quer face aos pleitos e lutas em prol da categoria dos empresários lojistas, quer na ampliação institucional da CDL-Campos – iniciativas que fizeram crescer sobremaneira a representatividade da corporação. Há que se sublinhar, entre outras realizações, a compra de um casarão histórico, quase defronte à sede, que passou a abrigar a Fundação CDL.
Não menos importante, Fábio Paes contratou uma editora para contar toda a história da CDL, desde os tempos da fundação, como Clube de Diretores Lojistas, até o período de seu mandato. O alcance histórico do livro se faz sentir no reconhecimento daqueles que criaram a entidade e emprestaram suas valiosas colaborações para os primeiros passos – sempre os mais difíceis. Na solenidade de lançamento da obra, já nos dias finais da gestão de Fábio, os salões da CDL abrigaram uma das noites mais memoráveis da instituição.
É grande a expectativa sobre essa nova passagem de Fábio, que exibe qualificações para inovar e avançar, sem perder de vista a tradição da entidade. Fábio é um vocacionado pelo movimento classista, ambiente que sempre mostrou íntima ligação.
(*O pai, ‘seu’ Ateval, é uma das reservas morais e referência do comércio local. Fábio é casado com Lilian Fernanda – minha ex-cunhada – com quem tem dois filhos: Pedro Nicholas e Humberto Lucca – o intrépido Luquinha dos tempos de criança).
Aluguel por temporada
Um dos segmentos que mais crescem em Campos, bem como Brasil afora, é o aluguel por temporada, geralmente para passar uns dias a trabalho ou passeio. Contudo, há que se diferenciar aqueles que alugam apartamentos não adequados para a atividade – não raro gerando problemas – dos que foram formatados para o segmento, geralmente flats.
Em Campos, o Via Park da 28 de Março é uma das melhores opões, com apartamentos amplos, arejados e bela vista. Camareira, portaria 24hs onde o hóspede se informa sobre tudo, estacionamento e piscina. Vale conferir os preços das diárias e os pacotes especiais.
Importante salientar a excelente localização do Via Park, na Av. 28 quase esquina com Beira Valão, pertinho de tudo, onde se pode ir a pé ao Mc Donalds, supermercados, rodoviária, bares, hamburguerias e restaurantes da Pelinca e arredores… enfim, onde o Uber ou taxi chega em 5 minutos. Muito diferente de imóveis sem infraestrutura, localizados nas periferias, onde pra começar a locomoção é muito mais cara.
Alagamentos: uma vergonha!
Como acontece desde sempre, as chuvas que caíram no meio de semana alagaram vários pontos da cidade. Trechos da Tte. Cel. Cardoso, da Saldanha Marinho, início da Felipe Uébe, imediações do Ed. Salete, particularmente na entrada da padaria, descida da Ponte Leonel Brizola, Alberto Torres próximo à linha, Rocha Leão, várias ruas do Centro e principais vias de Guarus ficaram parcial ou totalmente alagadas. É um descaso que a cidade sofra as mesmas inundações de 30/40 anos, numa evidência categórica do baixo investimento do município em infraestrutura.
Fato é que há cerca de 25 anos os royalties do petróleo ‘enchem’ os cofres da Prefeitura, mas a população segue amargando o flagelo de ver suas casas tomadas pela água – imagem infelizmente comum em periferias de cidades pobres, mas inadmissível que seja a paisagem de Campos após 40 minutos de chuvas fortes.