Com a proximidade da volta às aulas, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Campos) realizou uma pesquisa de preços de materiais escolares. O levantamento abrangeu 48 itens em seis estabelecimentos comerciais da cidade, nos dias 2 e 3 deste mês, revelando variações de preço que chegaram a 875%. A maior discrepância foi registrada em dois modelos de apontador simples.
Entre os itens analisados estavam cadernos, borrachas, lápis, hidrocor, corretivo, dicionário, canetas, cola, giz de cera, lancheira térmica e pasta com elástico. A menor diferença constatada foi no preço do Papel Chamex ou Report 500 fls, que apresentou uma variação de 13,03%.
O secretário executivo do Procon, Carlos Fernando Monteiro, destacou a importância de pesquisar com antecedência. “O consumidor pode acessar a pesquisa em nossa rede social, onde encontrará descontos significativos e poderá garantir uma economia expressiva neste início de ano”, afirmou.
O levantamento considerou os menores preços praticados em cada loja, reconhecendo que as variações podem ser influenciadas por diferenças entre fornecedores e marcas. Em alguns casos, os produtos estavam disponíveis em kits; para esses, o Procon fracionou os preços, calculando o valor unitário.
Confira AQUI a tabela do Procon.