Os ataques contra o jogador brasileiro Vinicius Junior continuam, mas os termos ofensivos mudaram. Na sexta-feira (3), o atacante foi expulso de campo após ter agredido um adversário no estádio Mestalla, em Valência, e, quando o cartão vermelho foi mostrado, alguns torcedores do Valencia iniciaram um coro de “tonto, tonto”. Um vídeo com o xingamento se espalhou nas redes sociais. Pela expulsão, Vinicius foi punido com dois jogos de suspensão.
O coro de “tonto, tonto” substituiu o de “mono, mono” (“macaco, macaco”, em espanhol), que rendeu punições ao Valencia e a três de seus torcedores depois de um jogo no mesmo estádio Mestalla, em maio de 2023.
“Trata-se de uma estratégia usada por grupos neonazistas espanhóis nas redes sociais”, disse Esteban Ibarra, presidente da ONG madrilena Movimiento Contra la Intolerancia. “Para evitar bloqueios, eles substituem a palavra ‘holocausto’ por ‘holocuento’”, acrescentou, referindo-se ao método utilizado para propagar a mentira segundo a qual o assassinato sistemático de 6 milhões de judeus por parte do regime nazista não ocorreu.
Vinicius foi expulso por um lance corriqueiro do jogo, em que revidou uma provocação do goleiro macedônio Dimitrievski e foi flagrado pelo árbitro de vídeo. O brasileiro usou as redes sociais para pedir desculpas aos torcedores e a seus companheiros de clube.
Fonte: Agência Brasil