O Hospital Dr. Beda, em Campos dos Goytacazes, acaba de realizar outro grande investimento em tecnologia, adquirindo um avançado equipamento de raio-X 100% digital, da Carestream – Phillips, que passa a integrar o seu Centro de Imagens. O aparelho, que é o único desse tipo no Norte e Noroeste Fluminense, oferece inúmeras vantagens para o diagnóstico médico, garantindo imagens de alta qualidade e proporcionando maior conforto e segurança para os pacientes.
De acordo com o médico radiologista e diretor do Centro de Imagens do Grupo IMNE, Reinaldo Ottero, o novo aparelho totalmente digital é uma característica da instituição que investe em tecnologia de ponta. “Esse equipamento proporciona a melhor qualidade de imagem em raio-X, um método tradicional da radiologia, mas que continua sendo essencial para a prática médica. Ele é rápido, eficiente e realiza exames com imagens geradas em apenas 2,5 segundos, o que otimiza o tempo e a precisão do diagnóstico”, afirmou. O aparelho também se destaca pela capacidade de realizar exames contrastados com maior eficiência, algo que não era possível com os equipamentos anteriores.
A gerente do setor de imagem do Beda, Bárbara Soares, ressaltou os benefícios tecnológicos do novo equipamento. “É o primeiro aparelho 100% digital da região. Ele conta com recursos de inteligência artificial que ajudam a melhorar a qualidade das imagens e a reduzir o tempo de exposição à radiação, proporcionando mais conforto para o paciente. Além dos exames de raio-X convencionais, o novo equipamento permite a realização de exames avançados, como os contrastados, antes não realizados com a mesma qualidade”, cita.
Jhonattha Mesquita é técnico em radiologia, com sete anos de experiência. Ele destacou a facilidade e o conforto trazidos pelo novo equipamento. “A principal vantagem desse aparelho é sua modernidade. Ele possui uma torre que sobe e desce até o chão, eliminando a necessidade de o paciente subir escadas para exames, como no caso de joelho com carga. A mesa também é totalmente móvel, o que facilita a acomodação do paciente sem que ele precise se mover”, explicou Jhonattha, que teve alguns dias de treinamento intensivo para aprender a operar o aparelho.
Além do raio-X digital, o Centro de Imagens do Hospital Dr. Beda conta com outros equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 164 canais e uma ressonância magnética nova, capaz de atender pacientes com até 220 quilos. “Esse tomógrafo e a ressonância magnética possuem recursos de inteligência artificial, o que melhora a aquisição das imagens e o processo de movimentação do paciente. O hospital ainda oferece um mamógrafo digital e aparelhos de ultrassonografia com Doppler, todos com recursos avançados, principalmente para a área de obstetrícia”, diz Bárbara Soares.
A implementação do novo sistema de Smart Rooms tem se mostrado um grande diferencial. As salas oferecem maior rapidez e eficiência nos exames, garantindo imagens consistentes e redução de repetições, o que aperfeiçoa o fluxo de trabalho, proporciona um atendimento mais ágil e seguro para os pacientes.
Para o radiologista Reinaldo Ottero, a nova aquisição reforça o compromisso do Grupo IMNE com qualidade e inovação. “Esse investimento é mais um passo para mantermos o Hospital Dr. Beda na vanguarda da medicina e do diagnóstico por imagem na região. Estamos constantemente atualizando nosso portfólio de equipamentos para oferecer os melhores resultados para nossos pacientes. Com essa aquisição, o Hospital Dr. Beda se posiciona ainda mais como referência em tecnologia e excelência”, conclui.