×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Americano aprova SAF, com Felipe Melo e Boston City juntos na gestão esportiva

Boston City surgiu em 2015 nos EUA, criado pelo empresário brasileiro Ricardo Valentim; clube foi fundado no Brasil no ano de 2018, em MG

Geral
Por Yan Tavares
17 de dezembro de 2024 - 9h44
Foto: Divulgação/AFC

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (17), foi aprovada a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano. O projeto aceito celebra um acordo entre os grupos do jogador Felipe Melo e do Boston City para comandar a gestão de futebol do Glorioso. A informação foi divulgada em primeira mão pelo site Rádio Via 5 e confirmada pela reportagem do J3News.

Ainda não há confirmação, mas a tendência é que o novo grupo gestor fique com 90% da administração esportiva do Alvinegro, enquanto o clube associativo tenha apenas 10% de participação nesta área.

O Boston City é um clube fundado no ano de 2015 em Boston, nos Estados Unidos, pelo empresário brasileiro Ricardo Valentim. Ele está nos EUA há 25 anos, onde é dono de uma rede de restaurantes. Em 2018, Valentim decidiu fundar o Boston City FC, na sua cidade natal: Manhaçu, em Minas Gerais.

A equipe disputa a 2ª divisão mineira com boas campanhas recentes, e inaugurou em 2023 o seu Centro de Desenvolvimento de Talentos, com capacidade para 120 atletas, nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20.

Agora, a empresa aposta no Americano como seu novo investimento forte no futebol nacional. O grupo Boston City trouxe a última grande proposta para adquirir a SAF do Cano e em seguida acabou selando acordo com quem havia feito outra proposta anunciada anteriormente: a empresa capitaneada pelo atleta Felipe Melo, campeão da Libertadores da América por Palmeiras e Fluminense.

A junção dos dois grupos deve definir em breve os nomes dos profissionais que terão a missão de gerir o futebol do clube campista. O projeto foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e novidades podem surgir nos próximos dias.

O Americano disputa em 2025 a Série A2, que dá vaga ao campeão para a elite do futebol carioca, e a Copa Rio, que leva campeão e vice para competições nacionais (Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro).

Em 2024, sob a gestão de Tolentino Reis, o Glorioso brigou até a última rodada para evitar o rebaixamento à 3ª divisão estadual. Apesar da campanha surpreendentemente negativa, com apenas uma vitória em 11 jogos, o Cano conseguiu se salvar.

Questões internas também chamaram atenção de forma negativa em 2024, como dificuldades financeiras para tocar o futebol, briga com nomes fortes do estafe do clube e saídas de dirigentes.

Presidente contesta aprovação

A SAF do Americano foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, porém contestada pelo presidente do clube, Tolentino Reis. Ele não participou da reunião que selou o acordo.

Em nota divulgada à imprensa, o mandatário afirmou que não haverá venda do Americano e que todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas. Confira a nota na íntegra:

“O Americano Futebol Clube informa que não foi oficialmente acionado sobre a compra da SAF que está sendo divulgada em sites e redes sociais, desde ontem (16).

Sobre a definição da venda do Americano por uma suposta parceria durante uma reunião do Conselho deliberativo na segunda-feira (16), também não houve sequer comunicação nenhuma, oficial nem não-oficial.

Desde que assumiu a gestão do clube, Tolentino Reis afirmou que sua proposta é criar para o clube a sua própria SAF, uma vez que o futebol, além de amor, é um negócio e precisa de meios para se subsidiar.

A equipe de gestão do time vem trabalhando arduamente, não medindo esforços para trazer o Americano para a elite carioca, da forma certa e da maneira que o torcedor Alvinegro campista merece.

De acordo ainda com Tolentino, não haverá venda do Americano. Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas nesse momento para que essa situação seja controlada da melhor forma possível.