×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Dr. Beda realiza rinoplastia ultrassônica com técnica inovadora

Otorrinolaringologista, Roney Louvain, explica procedimento e cuidados com a saúde nasal

Saúde
Por Ocinei Trindade
2 de dezembro de 2024 - 0h00
Procedimento|Rinoplastia ultrassônica é realizada no Beda (Fotos: Divulgação)

Uma rinoplastia ultrassônica, aliada ao uso de enxerto de cartilagem de costela, foi realizada recentemente em Campos dos Goytacazes, no Hospital Geral Dr. Beda. O procedimento, conduzido pelo médico otorrinolaringologista Roney Louvain, contou com a participação de um cirurgião torácico, um anestesista e uma instrumentadora cirúrgica. A técnica se destaca pelo emprego do Piezo, um osteótomo ultrassônico que torna as fraturas necessárias mais precisas, reduzindo edemas e hematomas no pós-operatório.

“O paciente, que já havia passado por uma septoplastia anteriormente, buscava uma correção estética do nariz. Por já ter tido uma cirurgia nasal prévia, ele não possuía cartilagem suficiente no septo, sendo necessário utilizar a cartilagem da costela para reestruturar o nariz. Esse método, além de proporcionar maior resistência à estrutura nasal, permite uma definição mais apurada nos detalhes”, explica Dr.Louvain.

A cirurgia, que durou cerca de seis horas, envolveu diversas etapas técnicas. Apesar disso, é considerada de baixo risco. “Embora o risco seja baixo, o procedimento exige vasto conhecimento técnico e habilidade manual”, detalhou o especialista, que possui uma década de experiência em otorrinolaringologia, formação complementar em rinoplastia e atua principalmente no Hospital Dr. Beda.

Além da precisão técnica, o Piezo trouxe avanços importantes para o procedimento. “É ideal para pacientes que buscam recuperação mais rápida, com menos impactos visíveis no pós-operatório. Já o uso de cartilagem de costela é recomendado em casos de cirurgias prévias, escassez de cartilagem útil ou pele mais espessa, como no caso do paciente operado”, destacou.

Dr. Roney Louvain (Foto: Arquivo Pessoal)

O Dr. Roney Louvain elogiou a estrutura do hospital. “O Dr. Beda oferece uma equipe extremamente preparada e instalações adequadas, o que contribui diretamente para o sucesso dos procedimentos. Entre as cirurgias realizadas mensalmente, a maior parte é feita na unidade, devido à infraestrutura de ponta e ao suporte técnico especializado”, comenta.

Sobre cuidados com a saúde nasal, o médico alerta que “nariz entupido” não deve ser ignorado. “Obstruções nasais recorrentes precisam de avaliação médica, sem o uso indiscriminado de medicamentos para ‘desentupir’, que podem causar danos”, orientou. Além disso, Louvain recomenda atenção especial a sinais como dificuldade respiratória e desconfortos crônicos, que podem indicar a necessidade de intervenção.

De acordo com o otorrinolaringologista, a rinoplastia vai além da estética, podendo corrigir funcionalidades do nariz simultaneamente. É uma área que une saúde e estética facial. Técnicas modernas e profissionais capacitados são essenciais para alcançar resultados satisfatórios, tanto na aparência quanto na qualidade de vida.

O especialista ressalta que procedimentos como a rinoplastia ultrassônica refletem o avanço da medicina em Campos dos Goytacazes e região, e tornam acessíveis métodos que proporcionam mais conforto, segurança e resultados duradouros. “Nossa prioridade é sempre atender aos pacientes da melhor forma possível, combinando inovação e cuidado personalizado”, finaliza Roney Louvain.