As más condições do asfalto na região do Distrito Industrial da Codin, no subdistrito de Guarus, em Campos, estão gerando preocupações quanto à operação das empresas instaladas no espaço. A situação precária foi registrada em fotos pela Associação das Indústrias da Codin Campos (AIC) e tornou-se uma das principais reivindicações da entidade no último mês.
Em 8 de novembro, a AIC encaminhou um ofício à Prefeitura de Campos, à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, solicitando, entre outros pontos, a reforma do asfalto das ruas da Codin.
A AIC destacou no documento o trecho que classifica como mais urgente de passar pelos reparos. “Em atendimento às necessidades das indústrias ali instaladas, a AIC solicita a reforma do asfalto em especial na Rua Oswaldo Barcelos de Andrade, que se complementa com a Rua Jamilton Alves Moreira, por se tratarem das ruas mais movimentadas dos distritos”, disse a AIC.
Direcionado à Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento, Concessões e PPPS e à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, além da coordenadoria da Firjan e da diretoria da Codin RJ, o ofício do início de novembro solicita ainda o início das obras de acesso à BR-101, a limpeza e manutenção das ruas (poda das árvores, limpeza das calçadas e pintura dos meio-fios), bem como a substituição das lâmpadas de vapor metálico por lâmpadas de led no distrito industrial e na pista de acesso ao distrito.
“A primeira ação da nossa diretoria foi solicitar o acesso à BR-101, que faz muita falta. Algumas carretas bi-trem têm uma dificuldade enorme para ter acesso ao nosso parque industrial, que hoje é o maior do Norte e Noroeste Fluminense, atrás apenas do Porto do Açu. Temos essa dificuldade também com o asfalto interno, nas vias do Distrito Industrial. Está muito complicado para as carretas transitarem”, comentou o presidente da AIC, Ramon Goulart.
E acrescentou: “Diante deste cenário, fizemos essas solicitações ao governo municipal e à Codin-Rio e pedimos o apoio da Firjan para que se mobilizasse em torno dessas ações. Estamos ansiosos com esses desmembramentos, tanto pela reforma do asfalto interno quanto da obra para o acesso. Na parte de iluminação, a Prefeitura já começou a nos atender, com as trocas de lâmpadas. Precisamos também dos serviços de manutenção do espaço, como a limpeza e a pintura de meio-fios”, completou.
Apoio à causa
Em nota, a Firjan declarou que presta todo o apoio às melhorias necessárias na Codin. “Esse tem sido um dos pleitos da federação levados aos agentes públicos, como foi, por exemplo, durante o Codin Incentiva, evento realizado em agosto pelo Governo do Estado em São João da Barra, cujo objeto era justamente discutir as intervenções necessárias ao desenvolvimento das indústrias da região. O evento contou com a presença e participação do presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, levando às autoridades presentes esta e outras reivindicações, como melhorias na iluminação e na segurança pública”, disse a entidade, ressaltando por fim que “tais intervenções na Codin são de responsabilidade exclusiva do Governo do Estado”.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que respondeu em nota: “Na Codin segue o esquema de limpeza das vias normais em mutirão como qualquer outro bairro.
Já no Pistão até os Bombeiros segue rotina diferente, igual de vias e canteiros, até com frequência.
Quanto à iluminação nesta sexta-feira (29), um caminhão da subsecretaria está no local trabalhando.”