×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

No Dia Mundial de Combate à Aids, entidade de Campos destaca direitos de pessoas com HIV

Associação Irmãos da Solidariedade defende acolhimento e combate ao preconceito

Geral
Por Redação
1 de dezembro de 2024 - 11h32

Pessoas assistidas pela Associação Irmãos da Solidariedade (Fotos: Silvana Rust)

Neste domingo (1º), Dia Mundial de Combate à AIDS, a Associação Irmãos da Solidariedade, localizada em Campos dos Goytacazes, reforçou a importância da garantia dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. A entidade é a única no estado do Rio de Janeiro que oferece atendimento integral aos portadores do vírus.

Alinhada ao tema da campanha do Governo Federal deste ano, “Sigamos no Caminho dos Direitos”, a presidente da associação, Fátima Castro, destacou a necessidade de proteger essas pessoas e de colocar os direitos humanos no centro das ações:

“Que todas as pessoas que convivem com HIV/AIDS possam se sentir protegidas. Com os direitos humanos no centro e as comunidades na liderança, que o mundo possa garantir o direito à saúde de uma forma mais abrangente”, enfatizou.

Fátima Castro é assistente social

Fátima também chamou a atenção para desafios que persistem mesmo após 40 anos do surgimento da doença. “O mundo continua sendo ameaçado pelo fantasma da desinformação, preconceito e, muitas vezes, um abandono total por parte do governo e pela vulnerabilidade social”, afirmou.

Com 35 anos de atuação, a Associação Irmãos da Solidariedade se tornou referência no acolhimento, na empatia e na defesa dos direitos das pessoas soropositivas. Para Fátima, o trabalho da entidade vai além da data comemorativa. “Não só hoje, mas todos os dias, nossas portas estão abertas para quem quiser doar o bem mais precioso: o amor”, concluiu.