×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bacia de Campos terá investimento de 22 bilhões de dólares da Petrobras

Trata-se do maior projeto de revitalização dos campos maduros do mundo

Geral
Por Yan Tavares
26 de novembro de 2024 - 19h54
Evento reuniu órgãos e entidades municipais e estaduais, focadas no desenvolvimento econômico da região – Foto: Josh

A Bacia de Campos receberá um investimento de 22 bilhões de dólares da Petrobras, nos próximos cinco anos. Trata-se do maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo. A expectativa é de que o capital possibilite da produção na região por pelo menos mais uma década.

O projeto de revitalização foi apresentado pela Gerente de Planejamento e Gestão da Bacia de Campos, Eline Antunes, durante o 1° Conexões Campos. Com trabalhos como revitalização de poços, criação de novas frentes de exploração e descomissionamento de estruturas antigas, a perspectiva é pela geração de milhares de empregos na região Norte Fluminense.

O evento foi realizado nesta terça-feira (26), para discutir ações visando o desenvolvimento do Norte Fluminense. O reaquecimento do setor petrolífero na região foi o tema central.

Robson Carneiro, presidente da Facerj, e Maurício Cabral, presidente da Acic. Entidades atuaram juntas na promoção do evento – Foto: Josh

A iniciativa é da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e contou com a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) na organização.

Robson Carneiro, presidente da Facerj – Foto: Josh

“Esse movimento tem o intuito de fortalecer associações comerciais locais, com foco no interior do Estado. A proposta é fazer rodadas de negócios, reunindo pequenos empreendedores e grandes empresas. Essa é a nossa função”, destacou o presidente da Facerj, Robson Carneiro – também presidente do Conselho do Sebrae RJ.

O presidente da Acic, Maurício Cabral, enfatizou que o objetivo do Conexões é promover uma ação propositiva, integrando atores da iniciativa público e privada, a nível local e regional, tendo como foco principal a diversificação da economia:

Maurício Cabral, presidente da Acic – Foto: Josh

“Enquanto associação comercial, nós estamos muito preocupados e atentos, no agronegócio, turismo e a indústria. Então, enquanto parte engajada nesses setores, nossa ideia em realizar uma ação como essa é debater sobre modais, aeroportos, portos, ferrovias e rodovias, mas também discutir sobre os investimentos que estão vindo para a região nos próximos 15, 20 anos, através da Bacia de Campos”, disse.

O evento foi promovido com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Coordenador do Sebrae /RJ no Norte Fluminense, Guilherme Reche apresentou uma mesa sobre tendência de inovação e tecnologia das empresas:

Guilherme Reche, coordenador regional do Sebrae RJ – Foto: Josh

“A participação do Sebrae é importante porque se trata de um evento com o objetivo de trabalhar pauta do desenvolvimento local, para que os empresários e a sociedade não percam as oportunidades que estão vindo. A gente terá uma economia muito fortalecida muito provavelmente nos próximos anos, por investimentos como o do Petrobras, já anunciados e debatido aqui. E o empresário precisa estar preparado, de olho em tendências, inovações, formatos de gestões mais qualificadas, para que eles possam alcançar o mercado de forma mais contundente”, pontuou.

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva apontou a relevância da realização e a proposta trazida pelo Conexões, para o crescimento do municipio:

Mauro Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos – Foto: Josh

“Essa troca de experiências, com a discussão do desenvolvimento local, com a participação de órgãos e entidades tão importantes, é muito importante e significativo. Acredito que a partir daqui, podemos encontrar boas soluções para termos um município forte”, analisou Mauro.

Também marcaram presença no 1º Conexões Campos a Secretária Municipal de Turismo, Patricia Cordeiro, o subsecretário da pasta, Edvar Chagar Jr., e o presidente da CDL Campos, José Francisco Rodrigues.