×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Masterclass discute cinema documentário na Villa Maria

A Masterclass, ministrada pelos cineastas Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, aborda aspectos sobre a produção do cinema documentário em Campos

Cultura
Por Redação
22 de novembro de 2024 - 11h39
Gabriel Barbosa e Fernando Sousa nos bastidores do documentário ‘Rio, Negro’. 
Foto Elisângela/Divulgação

A Quiprocó Filmes vai realizar uma masterclass exclusiva sobre: Argumento, Direção, Roteiro e Pesquisa no Cinema Documentário, nesta sexta-feira (22), às 14h, na Casa de Cultura Villa Maria. A masterclass é uma contrapartida do Edital de Licenciamento da Lei Paulo Gustavo, aberta ao público interessado em produzir cinema documental e aos agentes públicos e privados do Sistema Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre a produção de documentários que abordam temas sociais, históricos e afro-diaspóricos.

Dividida em três sessões, com duração total de quatro horas, a masterclass ministrada pelos cineastas Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores do documentário “Rio, Negro”, aborda aspectos relacionados a elaboração do argumento, direção, roteiro e  pesquisa no cinema documentário. Serão explorados os diferentes métodos para desenvolver um argumento, incluindo a pesquisa de conteúdo, a busca em arquivos de imagens e sons, e a investigação bibliográfica, dentre outros aspectos. Além disso, os cineastas vão abordar ao longo da masterclass o processo de construção da abordagem e a direção no cinema documental.

“Nosso objetivo é trabalhar alguns aspectos centrais da produção documental com os participantes da masterclass, buscando estimular o desenvolvimento de habilidades que possibilitem pensar a elaboração do argumento, do roteiro e a direção de documentários. Através de estudos de caso, pretendemos trabalhar o processo criativo e técnico que envolve a produção do cinema documental”, afirma Fernando Sousa.