A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, montou uma programação especial para esta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. Nesta data em alusão à morte de Zumbi dos Palmares e em homenagem à luta e resistência contra a escravidão, as atividades vão acontecer no Teatro Municipal Trianon a partir das 18h, com entrada gratuita.
A programação, que faz parte do Novembro Negro, contará com desfile afro, musicais, apresentações de dança, palestras, homenagens e entrega de certificados aos alunos de cursos oferecidos pela SIRDH.
O evento será iniciado com apresentação musical do coral da SIRDH. Em seguida, será apresentado o Plano Municipal de Igualdade Racial. Ativistas, entidades e movimentos sociais envolvidos na luta antirracista e pela inserção dos povos de terreiro nas políticas públicas de garantia de direitos universais serão homenageados no palco do Trianon.
A moda afro será apresentada ao público também neste Dia da Consciência Negra, com o desfile Black Fashion Day. A proposta é levar para a passarela do Trianon a beleza das roupas e acessórios que valorizam a cultura, a diversidade e a moda negra.
Ainda na programação, os alunos dos cursos de geração rápida que são oferecidos pela SIRDH, como desing de sobrancelha, barbeiro e cabelereiro, receberam os certificados de conclusão. Para encerrar a noite especial, haverá a apresentação da peça “Carukango”, que conta a história do líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão na Serra de Macaé.
PROGRAMAÇÃO – A programação do Novembro Negro foi oficialmente aberta no dia 1º com um culto inter-religioso, que reuniu representantes de religiões diversas para falar sobre a importância da liberdade religiosa.
O culto aconteceu no salão que, a partir de agora, se chama Espaço Multicultural Jornalista Jorge Luiz Pereira dos Santos, o Jorginho, que morreu em 2019, aos 58 anos, e já havia presidido a antiga Fundação Zumbi dos Palmares.
O local ganhou uma grande pintura com o rosto de Jorginho. No prédio, também foi inaugurada a Galeria de Gestores da Promoção da Igualdade Racial do Município. O curso Afrocentricidade também faz parte da programação do Novembro Negro da SIRDH.
Com o tema “Perspectiva Epistemológica no contexto da Diáspora Afro-brasileira”, as aulas são ministradas por professores que trazem as suas bagagens intelectuais e pessoais, além de discussões dentro da pauta racial. Oficinas de Jongo, Turbantes e Capoeira, workshops, apresentações artísticas e culturais também estão na programação.
Fonte: Prefeitura de Campos