×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Wladimir anuncia que Cartão Recomeçar não será entregue

Wladimir Garotinho anunciou que o Cartão Recomeçar não será liberado para as famílias de Santo Eduardo, mesmo após acordo com o Governo do Estado

Campos
Por Redação
7 de novembro de 2024 - 18h05
Foto: Arquivo J3

O Prefeito Wladimir Garotinho anunciou em suas redes sociais que o benefício do Cartão Recomeçar, destinado às famílias atingidas pelas enchentes do mês de março deste ano em Santo Eduardo, em Campos, não foi liberado para ser entregue depois de ter sido acordado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Segue abaixo a nota do prefeito de Campos:

“Lamento ter que informar as famílias atingidas pelas enchentes em Santo Eduardo que o Cartão Recomeçar que já está disponível para vocês não foi liberado para ser entregue depois de ter sido acordado entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Alguns homens, que se dizem públicos, ainda não entenderam a derrota e o recado das urnas, seguem fazendo o povo sofrer por politicagem de ‘quem é o pai da criança’. Não saber perder e olhar pra frente reconstruindo os laços institucionais em beneficio da população é típico dos sem caráter. Aos amigos de Santo Eduardo, estarei aí mesmo assim no dia 08/11 entregando a nova praça do distrito que fiz para vocês com todo carinho”.

A equipe do J3news entrou em contato com o Governo do Estado sobre o caso, que emitiu a seguinte nota:

“A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará finalizando nas próximas semanas todas as entregas aos municípios contemplados pelo Recomeçar. Campos dos Goytacazes é uma das cidades que se enquadra neste requisito. Ressaltamos, no entanto, que o calendário de entrega não foi divulgado porque os cartões passam por uma checagem antes de serem liberados. As prefeituras só devem divulgar a entrega aos cidadãos após receberem os cartões. O Governo do Estado já entregou mais de 57 mil cartões para famílias de 27 municípios fluminenses”.

Enchentes de março
As chuvas intensas de 23 de março causaram enchentes devastadoras em Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes. Em 26 de março, o prefeito Wladimir Garotinho decretou situação de emergência, classificando a situação como Desastre de Nível II. Na região Norte, choveu 236 mm em apenas oito horas, um volume equivalente ao esperado em dois meses.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, apenas em Santo Eduardo, cerca de 3 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo forte temporal que alagou e inundou ruas e casas, causando prejuízos. Para mitigar os impactos, a Prefeitura implementou ações como o Fundecam Calamidade, que liberou R$ 210 mil para microempreendedores, e o Saque Calamidade, um benefício do Governo Federal para trabalhadores com casas danificadas.