×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos é o maior já realizado no Rio sobre o tema

Inscrições para o evento que acontece nesta terça-feira no Centro de Convenções da Uenf supera todas as expectativas.

Geral
Por Redação
4 de novembro de 2024 - 18h35
Foto: Reprodução/ CDL Campos

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL – juntamente com o Sebrae-RJ e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal – CAIXA- realiza nesta terça-feira (5) o 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos. O evento será aberto às 08h e se estenderá até às 18h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf -.

Na tarde de segunda-feira, através de um link no site da CDL Campos, o número de inscritos para o seminário já tinha ultrapassado o limite de 500 pessoas, que é a capacidade máxima do local Centro de Convenções, o que antecipa o sucesso do maior evento já pensado sobre esse tema no estado do Rio de Janeiro.

“Teremos palestrantes de nível internacional, mostrando experiências bem sucedidas em várias partes do mundo na revitalização dos centros urbanos, como em diversas cidades portuguesas. Também traremos experiências consolidadas como as de Recife, em Pernambuco”, disse o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues.

Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais da CDL de Campos, Fábio Paes, no estado do Rio ainda não foi realizado um evento deste porte, o que coloca Campos entidade na vanguarda na busca de soluções para esse problema, mais agudos nas cidades com mais de meio milhão de habitantes.

“Até aqui, a CDL vinha apontando para o problema e diagnosticando as causas. Com esse seminário, vamos virar a página, apresentando um leque de soluções com a troca de experiências, ou seja, as boas práticas que deram certo em cidades do mesmo porte no Brasil e no mundo”, disse Fábio Paes.

O presidente da Federação das CDLs do estado do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves, confirmou sua presença bem como vários presidentes e diretores de CDLs fluminenses. A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que preside o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), participará da abertura do Seminário, ilustrando a regionalização do evento, mostrando que essa é uma pauta importante para todas as cidades.

“Cidades consideradas pequenas da região devem ficar atentas a este problema que em Campos já é crônico, de modo se antecipar e assim evitar que ele se estabeleça, promovendo projetos eficientes já experimentados em todo o mundo” disse José Francisco.

Programação do Seminário

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura do evento

9h – Recentro: Programa requalificação centro de Recife – Ana Paula Vilaça

9h40 – Palestra Internacional: Cidadania e transformação – reabilitação urbana e espaço público de Lisboa/Portugal – Francisco Carlos Oliveira

10h30 – Neurourbanismo e revitalização de centros urbanos – Lorí Crízel

11h10 – CoffeeBreak

11h30 – Revitalização do centro de Campos dos Goytacazes – Cláudio Valadares

12h30 – Intervalo almoço

14h – Estudo de caso: reconstrução e revitalização do centro de Beirute/ Líbano –
Vídeo-apresentação SOLIDERE – Adel Abourejeili, presidente da Câmara de Comércio Brasil Líbano no Rio de Janeiro

14h30 – Painel Visão empresarial: o que falta para as ocupações centrais deslancharem

  • Os centros das cidades e suas potencialidades – Sérgio Magalhães
  • Projeto Retrofit Edifício Vírginia, São Paulo – Marcelo Falcão, Incorporadora Somauma
  • Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro – Celso Rayol, Cité Arquitetura

16h – ReviverCentro – Programa requalificação centro do Rio de Janeiro

16h40 – Pequenos Negócios e Turismo: Impulsos para a economia dos Centros Urbanos– Guilherme Reche, Sebrae RJ

17h30 – Coffeebreak

18h – Encerramento

Fonte: CDL Campos