Nomes de peso estarão em Campos, no dia 5 de novembro, para participar do 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), das 8h às 18h. O evento é gratuito.
A programação do seminário contará com o credenciamento às 8h, seguido da abertura às 8h30 e da palestra “Recentro: Programa requalificação centro de Recife”, com Ana Paula Vilaça. Ela é integrante do Conselho de Administração da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Direito pela UNIP-SP e mestre em planejamento urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades (INSPER/SP – Instituto de Ensino e Pesquisa).
Em seguida, às 9h40, palestra “Cidadania e transformação – reabilitação urbana e espaço público de Lisboa/Portugal”, com Francisco Carlos Oliveira, membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Ciaud), líder do Grupo de Investigação em Urbanidades Emergentes, integrante do Senado da Universidade de Lisboa, vice-presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Faul) e presidente do Conselho de Escola da Faul, além de integrar a Ordem dos Arquitetos de Portugal.
Às 10h30, Lorí Crizel falará sobre “Neurourbanismo e revitalização de centros urbanos”. Ele é presidente da Academy of Neuroscience for Architecture (Anfa) no Brasil e integrante do Anfa Center for Education Latin America. É autor do primeiro livro sobre Neuroarquitetura no Brasil, Senior Consultant em Neuroarquitetura no escritório AKMX, professor de Neuroarquitetura no POLI Design e coordenador de pós-graduações e programas internacionais no IPOG Brasil.
Após o coffee break marcado para 11h10, o evento segue com Cláudio Valadares, com o seminário “Revitalização do centro de Campos dos Goytacazes”. Ele é secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente em Campos dos Goytacazes, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Integrada Bennett, além de sócio-proprietário da Claudio Valadares Arquitetura e Construções Ltda.
No retorno do almoço, às 14h, está programada a apresentação “Estudo de caso: reconstrução e revitalização do centro de Beirute/ Líbano – Vídeo-apresentação SOLIDERE”, com presidente da Câmara de Comércio Brasil Líbano no Rio de Janeiro, empresário do comércio e da construção, além de sócio ativo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Adel Nassar Abou Rejeili.
Na sequência, às 14h30, acontece o painel “Visão Empresarial”, com a palestra “O que falta para as ocupações centrais deslancharem”, ministrada por Sérgio Magalhães. Ele é arquiteto, doutor em Urbanismo, professor no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Fau/UFRJ) e no de Urbanismo Social do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper/SP). Magalhães também é atual presidente do Conselho de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Associação Comercial do Rio de Janeiro (Acrj) e membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), além de vencedor do Prêmio América de Arquitetura.
O evento segue com a apresentação “Projeto Retrofit Edifício Vírginia, São Paulo”, que ficará a cargo do arquiteto, co-fundador e diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma – uma incorporadora focada em retrofit -, Marcelo Falcão e, finalizando a programação do painel, “Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro”, com o sócio-fundador da Cité Arquitetura e arquiteto formado pela Universidade Santa Úrsula, professor na PUC-Rio, ex-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (AsBEA-RJ) e vice-presidente de Relações Institucionais da mesma associação, Celso Rayol.
Às 16h, acontece a palestra “Reviver Centro – Programa Requalificação do Centro do Rio de Janeiro” e, na sequência, a apresentação “Pequenos Negócios, Centro Vivo: A força da economia local”, apresentada pelo Gerente Regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche. Ele é administrador com pós-graduação em gestão financeira e gerenciamento de projetos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), especializado em Liderança e Inovação pela Universidade Suffolk de Boston, com cursos em gestão de negócios, empreendedorismo e gestão de risco de crédito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento se encerra às 18h.