O Instituto Sawanna Por Todos protagonizou um momento especial na noite desta quarta-feira (23), na sede do Instituto Politécnico de Ensino (Ipe) em Campos, em iniciativa promovida em menção ao Outubro Rosa.
A iniciativa, realizada pelo Ipe e apoiada pelo J3News, destacou que “É Tempo de Florescer”, e levou ao público a seguinte mensagem: “Chegou o momento de cuidar da pessoa mais importante: você”.
Com essa essência, o evento reuniu médicos, personalidades engajadas no Combate ao Câncer de Mama na região, mulheres assistidas pelo Instituto Sawanna e alunos do curso de enfermagem do Ipe, para um momento de muito aprendizado sobre o tema.
“Para a gente é muito gratificante promover esse evento aqui junto com o Ipe. Fazemos questão de realizar todo ano essa iniciativa diante da importância que a causa tem, pela conscientização sobre o Câncer de Mama”, destaca Lena Souza, presidente do Instituto Sawanna.
Hoje, o instituto atende em torno de 420 mulheres, com uma equipe multidisciplinar, oferecendo serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, odontológica e de serviço social.
Fundado em outubro de 2016, o instituto atua na prevenção, no acompanhamento do tratamento e na humanização dos serviços prestados aos pacientes oncológicos.
“Uma realização como essa é muito importante para as nossas assistidas, porque por mais que elas estejam sempre buscando informações, esse é o momento em que elas tiram todas as dúvidas juntos com os nossos profissionais e amigos parceiros convidados. Mais que isso, elas são protagonistas, desfilando superação e dando exemplos de vida”, conclui Lena.
A abertura do evento contou com uma breve palestra da mastologista Maria Nagime, personalidade sempre presente em eventos dedicados ao Outubro Rosa.
“O Instituto Sawanna apoia essa causa já de longa data. Realiza esse evento anualmente, visando jogar luz nas pacientes. É um trabalho muito bonito, que dá um suporte especial à comunidade”, comentou. E complementou:
“Sobre o Outubro Rosa, é sempre válido reforçar a importância da prevenção, destacar que o quanto antes for descoberta a doença, maior a chance de cura. Sempre faço questão de frisar o quanto é essencial que se faça o exame de mamografia a partir dos 40 anos e que se tiver algum caso na família, se tenha ainda mais atenção” enfatiza.
O ápice do evento foi o desfile, com as assistidas do Instituto Sawanna protagonizando um momento de emoção e superação. Aos 60 anos, Luzalva Maria Soares conta como vem enfrentando um desafio na sua trajetória há quatro anos, desde que descobriu o câncer de mama:
“Descobri por acaso, no Outubro Rosa mesmo, em 2021. Porque é nessa época que a gente mais acesso a exames. Então, eu fiz e acabei descobrindo. Fiz o tratamento, passei por uma fase de muita ansiedade no início. Mas felizmente tive muito apoio durante esse processo”, descreve. E continua:
“Uma das coisas que aprendi desde o início é que 50% é cabeça, nosso psicológico. A gente não pode se deprimir, tem que ter esperança. A outra metade é seguir o tratamento certinho, mas sempre com perseverança e alegria no coração. Já passei pela quimio e pela radioterapia, fiquei careca, hoje meus cabelos já voltaram aí normal, estão aqui cacheados. É um período pelo qual a gente passa, depois a vida vai voltando ao normal”, diz. E conclui, sobre o significado do suporte dado pelo Instituto Sawanna:
“Hoje estou na fase de hormonioterapia e agora é cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos e dar sequência à reta final do tratamento. O Instituto Sawanna nos dá muito apoio durante todo o processo. Começamos cheias de dúvidas e ansiedade. E lá temos os cursos, muitas atividades, que preenchem nosso tempo. E aprendemos tendo contato com pessoas que passaram pelo mesmo problema”, finaliza.
Durante a iniciativa, Lena Souza agradeceu ao convite do Ipe ao Instituto Sawanna para a realização. Sócia-diretora do Ipe, Scheila Naked falou sobre a proposta do evento:
“É uma causa de alta relevância para as mulheres e toda a comunidade em geral. E nós, como instituição profissionalizante, não poderíamos deixar de estar inseridos na campanha do Outubro Rosa”, falou.
Ao final, a ex-secretária de Saúde de Cardoso Moreira, Ângela Campos, fez ainda uma explanação, enfatizando a importância de iniciativas como essa
“Hoje, nós mulheres estamos de mãos uma dadas, em apoio à causa. Precisamos de mais iniciativas assim. Porque só nós conhecemos a nossas causas e nossas dores. Faço o apelo a cada mulher, para que possamos apoiar uma outra, estender a mão, ser rede de apoio. Mulheres sofrem violências, adoecem, morrem, todos os dias. Que possamos celebrar e falar mais sobre a nossa causa, para assim ter uma sociedade mais inclusiva e justa, e tenhamos mais chances de ocupar o nosso espaço que é merecido”, destacou.
Confira mais registros especiais do evento: