Nesta quarta-feira (16), a icônica atriz Fernanda Montenegro celebra 95 anos. Nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva, no Rio de Janeiro, em 1929, ela se tornou uma das figuras mais emblemáticas da dramaturgia brasileira, interpretando personagens inesquecíveis como Zumira (em “A Falecida”), Romana (“Eles Não Usam Black Tie”), Charlô (“Guerra dos Sexos”), Dora (“Central do Brasil”), Bia Falcão (“Belíssima”), Zazá (“Zazá”), Jacutinga (na primeira versão de “Renascer”) e Picucha (“Doce de Mãe”), entre muitos outros.
O nome Fernanda Montenegro, adotado nos anos 1950 após seu início na extinta TV Tupi, surgiu de um pedido para que escolhesse um nome mais forte, já que Arlette era comum. Uma curiosidade é que, para o ator Fernando Torres, seu companheiro por 56 anos e pai de seus filhos, ela só revelou seu verdadeiro nome após o relacionamento se consolidar.
Com mais de sete décadas de carreira, Fernanda é uma das maiores atrizes da história do Brasil. Atualmente, ela integra o elenco do aguardado filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, que estreia no dia 7 de novembro. Em 2022, a atriz também se tornou “imortal” da Academia Brasileira de Letras, ocupando a Cadeira 17, anteriormente ocupada pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.