As Eleições Municipais 2024 aconteceram no último domingo em todo o país. Com a reeleição de Wladimir Garotinho (PP) em Campos, nenhuma cidade da região Norte Fluminense terá 2º turno. A maior cidade do interior do Norte Fluminense também já sabe quem são os 25 vereadores a compor a Câmara Municipal a partir de 2025. Entre os eleitos, 19 já passaram pela Casa de Leis. Apenas seis surgem como novidades, simbolizando uma renovação parcial.
O J3News reúne nesta reportagem todos esses nomes, trazendo aos leitores as trajetórias e expectativas dessas personalidades para os desafios que terão pela frente após assumirem uma cadeira na Câmara de Vereadores. São eles, o Professor Wainer Teixeira (PP), Sub Jackson (PP), Thamires Rangel (PMB), Ciro Rocha (Solidariedade), Dudu Azevedo (Republicanos) e Paulo Cothé (MDB).
Quando se fala em renovação, a maior representatividade fica por conta de Thamires Rangel, a mais jovem a ser eleita em todo o país se torna também a vereadora mais jovem da história de Campos ao ser eleita tendo apenas 18 anos. Antes, o posto era de Bruno Vianna, eleito em 2020 quando tinha 24 anos. Thamires também chega à Câmara com o peso de ser a única mulher entre os 25 eleitos. Com ela, a Casa de Leis voltará a ter uma representação feminina após hiato de cinco anos.
“Sinto-me preparada, apesar da pouca idade. Pode ser que no início eu encare uma luta solitária, sendo a única mulher na Casa de Leis, mas vou lutar por todas, isso posso garantir. Tenho ciência de que não será uma tarefa fácil, tanto por ser a única representante feminina eleita, quanto por ter 18 anos. São muitos holofotes direcionados a mim, entretanto isso não me assusta. Pelo contrário, apenas me instiga a trazer mais visibilidade para as pautas da minha cidade”, complementa.
Por ordem de votação, conheça mais sobre cada uma das novidades para a Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes:
Thamires Rangel
Thamires Rangel foi eleita pelo Partido da Mulher Brasileira, o PMB. Mesmo partido de seu pai, o deputado estadual Thiago Rangel. Thamires obteve 5.483 votos, terminando as eleições como a segunda mais votada do município.
Aos 18 anos, ela conta que vai terminar o ensino médio e pretende cursar direito em seguida, conciliando os estudos com os compromissos, agora, na vida pública. Representante jovem e feminina na Câmara, ela traz, nos projetos que destaca como seus principais, pautas ligadas justamente a este público: “Pretendo criar Núcleos de Capacitação para Mães Solo, com objetivo de oferecer cursos gratuitos garantindo independência financeira e inclusão social. Programa ‘Cursos Técnicos nas Escolas’, pelo qual vamos propor a implementação de cursos técnicos dentro das escolas públicas, oferecendo opções para que os jovens saiam do Ensino Médio já qualificados para o mercado de trabalho. Vamos propor, também, a criação do programa ‘Empreendedorismo Feminino’ que fornecerá capacitação, microcrédito e apoio à formalização de pequenos negócios”, explana.
Wainer Teixeira
Secretário de Administração e Recursos Humanos do município neste primeiro mandato do governo Wladimir, o Professor Wainer é um dos nomes de confiança do prefeito. Foi o quarto vereador mais votado da cidade, com 5.148 votos.
Lecionou por 22 anos na antiga Faculdade de Filosofia (Fafic) em diversos cursos. Lá, implantou o Curso de Filosofia – sua área de formação. É diretor de Gestão de Pessoas na Fundação Benedito Pereira Nunes desde 2006 e já foi presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca). Para iniciar a trajetória como vereador, já tem suas principais pautas definidas: “Quero somar com uma visão de gestão, de planejamento, de diálogo com as pessoas, com as instituições, com a sociedade civil, para debater ideias e construir políticas públicas. A minha atuação sempre esteve focada na saúde, na educação e na cultura, na qualificação profissional e vou apresentar projetos nesta área: ampliação da assistência básica em saúde e treinamento dos profissionais para melhor acolhimento, educação em tempo integral e primeiro emprego”, afirma.
Paulo Cothé
Paulo Cothé é empresário e personalidade conhecida em Guarus por seus projetos sociais. Foi o sétimo vereador mais votado, com 4.568 votos. Mais que o triplo da sua primeira eleição disputada, quando recebeu 1.193 votos em 2020. Em seu nome de campanha, carregou a marca do seu projeto social, a “Corrente do Bem”. “Ser eleito superando nomes tão fortes na política local, é uma grande honra. Demonstra que nossa mensagem de renovação, comprometimento e trabalho sério foi bem recebida pela população”, enfatiza. E pontua, sobre sua caminhada: “Venho de uma trajetória de trabalho e dedicação à comunidade, ajudando mais de 10 mil pessoas durante seis anos, e acredito que esse é o meu maior diferencial. Em Guarus, temos desenvolvido vários projetos sociais que impactam diretamente a vida das pessoas, como ações voltadas para saúde, educação e assistência às famílias mais vulneráveis. Esses projetos consolidaram meu nome como alguém que realmente se importa com o bem-estar da população. Sempre acreditei no poder da transformação através de ações concretas e na Câmara quero apresentar propostas que beneficiem diretamente os cidadãos, com projetos dedicados especialmente à saúde, educação e inclusão social”, complementa.
Sub Jackson
Eleito com 4.088 votos, o Subtenente Jackson, conhecido como Sub Jackson, chegou ao pleito eleitoral de 2024 com o seu trabalho no comando da Secretaria de Ordem Pública no governo Wladimir. Chegou a ser destacado pelo prefeito como “síndico do verão”, por sua atuação durante o verão no Farol de São Thomé. No governo passado, atuou na mesma pasta. Atingiu em 2024 mais de 2,5 mil votos a mais que nas eleições anteriores, quando recebeu 1.526. “Espero poder alavancar o debate sobre segurança pública, colocar o novo Centro Integrado de Segurança Pública em plena operação, buscar a integração entre as forças de segurança visando uma cidade bem mais segura”, declara. Sobre a possibilidade de voltar à Ordem Pública, ele adianta que, ao menos hoje, se vê como vereador em 2025. “Acho louvável (um possível convite para voltar à secretaria), mas, penso em ser vereador, até pelos 4088 votos de confiança depositados na minha candidatura. Mas, faço parte de um grupo, o prefeito é meu líder e vamos ver o melhor para a cidade”, afirma.
Dudu Azevedo
Eleito com 3.661 votos logo em seu primeiro pleito disputado, Dudu Azevedo é empresário, com atuação destacada na cidade, no ramo do entretenimento. Entre os novatos eleitos, ele é um dos três que concorreram pela primeira vez – ao lado de Thamires e Ciro Rocha. “Acredito que esse desempenho expressivo logo de primeira reflete a confiança que as pessoas depositaram em mim e no meu compromisso de fazer a diferença”, destaca. E complementa, sobre suas credenciais para se tornar vereador eleito: “Minha trajetória une 20 anos de experiência na iniciativa privada, no setor de shows e eventos, aos 10 anos de trabalho nos bastidores da política ao lado do prefeito Wladimir. Essa combinação me permitiu adquirir uma visão clara das necessidades da nossa cidade. Sempre fui movido pela vontade de fazer a diferença, e acho que essa experiência foi fundamental para construir a credibilidade que me trouxe até aqui”, avalia.
Ciro Rocha
O empresário surgiu nestas eleições como uma das principais novidades. Em sua primeira eleição disputada, foi eleito com 3.578 votos. Chega à Câmara como um dos poucos nomes da bancada de oposição. Enfatiza que seu trabalho social em comunidades carentes por mais de 10 anos foi a sua principal credencial para conquistar uma cadeira na Casa de Leis. Como experiência em sua trajetória, afirma que atuou em diferentes setores na gestão pública. Foi membro de licitação e pregoeiro durante 12 anos e, no governo Mocaiber, atuou na Saúde, ajudando na implantação do programa DST/AIDS no município. “Quero trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais carentes, pela melhor distribuição de renda no município, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva. Minha principal atuação, o trabalho que me credenciou e pelo qual pretendo me dedicar ainda mais agora na Câmara, é no fortalecimento do trabalho comunitário. Fortalecer o trabalho das casas de recuperação para dependentes químicos, que atuam no município, sem ajuda de iniciativa pública. Dar alicerce para que essas pessoas possam ter condições de tratar o problema em si, e recuperar a saúde mental dela e de suas famílias”, comenta.