Com uma abordagem interdisciplinar, a Clínica Tom Tom valoriza o desenvolvimento sócio-emocional e a interação entre a criança, a família e a escola. Elaine Vasconcelos, psicóloga com 14 anos de experiência clínica infantil, é a idealizadora e gestora do projeto que conta com uma equipe de terapeutas, que trabalham para favorecer o crescimento emocional e cognitivo dos pequenos.
Com serviços de Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Musicalização com ênfase na cognição e linguagem, Psicomotricidade e Nutrição Clínica, a Tom Tom trabalha com terapias reconhecidas, como o método DIR/Floortime, a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e o método GrowingUp, estimulando o desenvolvimento, o aprendizado humano e como cada pessoa individualmente percebe e interage com o mundo de forma diferente, tanto das crianças típicas e sem diagnósticos quanto em situações em que há transtornos psicológicos, de neurodesenvolvimento, linguagem e/ou aprendizagem, em parceria com a equipe médica responsável pelos diagnósticos.
Sobre o trabalho de inclusão promovido na Clínica, Elaine reforça a necessidade de uma abordagem que vai além da criança. “Nossa clínica tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano baseado nas habilidades socioemocionais, tendo como protagonista a criança e o adolescente, assim como sua família aprendendo a observar, refletir e manejar ações. Consideramos a inclusão social como uma oportunidade para todos, as pessoas com deficiência e as que adaptam para que elas sejam incluídas”, afirma.