×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos registra 16 eventos de incêndios em área de vegetação em cinco dias

Só nesta terça-feira (17), foram registrados três focos no município; em todo o estado, os bombeiros militares atuaram em 1.389 incêndios florestais

Meio Ambiente
Por Redação
17 de setembro de 2024 - 12h35

Reprodução/Redes Sociais

Em apenas cinco dias, 16 eventos de incêndios em área de vegetação foram confirmados pelo 5º Grupamento de Bombeiro Militar, em Campos dos Goytacazes. Somente nesta terça-feira (17), três focos ativos foram combatidos pelos brigadistas. A situação preocupa as autoridades e os moradores de diversas localidades, especialmente às margens de rodovias. Fumaça e cheiro de fumaça têm sido percebidos pela população em diferentes bairros de Campos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro já extinguiu mais de 1389 incêndios florestais, em todo o Estado, desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, na última quinta-feira (12).

Fotos e vídeos exibindo focos de incêndio em Campos dos Goytacazes e cidades vizinhas têm sido compartilhadas em redes sociais. Um destes, supostamente, mostra um condutor em rodovia que dá acesso à região do Imbé. As chamas são intensas e a imagem assusta. A reportagem checou com assessoria do 5º Grupamento de Bombeiro Militar sobre o teor e autenticidade do vídeo, mas foi não reconhecida a queimada nem registro de combate a fogo no local. Entretanto, em apenas cinco dias, 16 eventos de incêndio em área de vegetação foram confirmados pelo 5º GBM. Três destes nesta terça-feira (17).

“O CBMERJ já extinguiu mais de 1389 incêndios florestais, em todo o Estado, desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, na última quinta-feira, dia 12 de setembro. Às 8h desta terça-feira (17), havia três focos ativos sendo combatidos pelos bombeiros militares”, informou a nota do 5º GBM.

Na segunda-feira (16), o Governo do RJ instituiu uma Força-Tarefa composta pelas polícias Militar e Civil, Detro, GSI e Secretaria de Fazenda para intensificar as investigações sobre incêndios criminosos e ainda regular a venda feita por carros-pipa. Com o monitoramento da comercialização de água, o governo quer evitar aumentos abusivos de preço, devido à estiagem que colocou em estado de alerta os sistemas de abastecimento de Mangaratiba, Macaé, Imunana-Laranjal e Acari.

O anúncio foi feito durante reunião do Gabinete de Crise, focada no controle dos incêndios florestais. Segundo o governador, mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia Civil e estão sob investigação.

LEIA TAMBÉM

Governo do RJ cria Força-Tarefa para investigar e punir responsáveis por incêndios criminosos

Mais de 330 incêndios no estado do RJ são combatidos por bombeiros