×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Candidatos da Região e suas propostas para o desenvolvimento

Principais concorrentes de São Fidélis, São João da Barra e Quissamã apontam soluções

Região
Por Monique Vasconcelos
9 de setembro de 2024 - 0h01

Importantes cidades da região Norte Fluminense, tem desafios para os próximos anos. Com a proximidade das eleições, os principais candidatos à Prefeitura Municipal de São Fidélis, São João da Barra e Quissamã destacam propostas para o desenvolvimento dos municípios.

São Fidélis

José William (PL – Acelera, São Fidélis!) – “Vamos capacitar os servidores com a implantação da Escola de Gestão Municipal; desburocratizar os processos com sistema de gerenciamento eletrônico. Ampliar vagas em creches e escolas; laboratórios de informática com internet em todas as escolas; ampliar a Política de Assistência Farmacêutica e acolhimento do CAPS. Expandir atendimento do CRAS para a zona rural; ampliar equipes técnicas para fortalecimento de vínculos. Revitalizar orla e margem do rio Paraíba; implantação de luzes de led na iluminação pública. Facilitar processo de abertura de empresas; ofertar cursos e capacitação profissional; implementar Feiras de Negócios; estimular projetos de estudantes; fomentar o empreendedorismo jovem; criar Pólo Gastronômico. Vamos fazer estudos para implantar centro de distribuição da Agricultura Familiar e do produtor rural; estruturar projetos de feiras livres; etc”.

Davi Loureiro Neto (PP – Mudança de Verdade) – “Pagar adiantado os servidores públicos e revitalizar o fundo dos servidores. Conservar as estradas vicinais e colocar tratores e retroescavadeiras para atender aos produtores rurais regularmente e não apenas em véspera de eleição, acabando com a máfia da terceirização dos serviços de coleta, transporte de lixo, de entulhos e máquinas. Enfrentar o monopólio da Rio+ em São Fidélis na distribuição de água e esgoto, lutando por tarifas mais justas e melhoria dos serviços. Lutar junto ao Governo Federal pela implantação de um polo do IFF em São Fidélis. Recapeamento asfáltico de ruas e de estradas em Colônia, Valão dos Milagres, Ernesto Machado, Angelim e Pureza. Cobrar do Governo do Estado o recapeamento da estrada São Fidélis X Campos com a manutenção regular das estradas vicinais. Investir numa escola profissionalizante para formar profissionais para trabalhar nas plataformas e no Porto Açu”.

Higor Porto (UNIÃO – A Hora da Mudança!) – “Vamos criar um Centro Profissionalizante no Parque de Exposições que oferecerá cursos e oportunidades para a nossa juventude se preparar para o mercado de trabalho. Implementar uma plataforma de telemedicina na Secretaria de Saúde, para agendar consultas médicas diretamente de casa. Teremos uma UBS Pet e a aquisição de um Castramóvel para facilitar o cuidado com nossos amigos de quatro patas. Quero também valorizar nossos servidores públicos com a introdução de um Calendário de Pagamentos, oferecer um 14º Salário e criar um Plano de Cargos e Salários justo e transparente. Criaremos o Cartão do Servidor, para uso no comércio local. Implementar um Calendário Anual de Eventos para promover a cultura e a economia local. Retornar com a Exposição Agropecuária, Incentivar o Festival Gastronômico da Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente e incentivar as Cavalgadas”.

São João da Barra

Carla Caputi (UNIÃO – São João da Barra Unida) – “Vamos reforçar nossa  política de desenvolvimento focada na criação de oportunidades.  O Porto do Açu gera empregos e atrai olhares externos, sendo a porta de entrada do desenvolvimento. Nossa proposta é criar parcerias com o setor privado e outras esferas dos Poderes para qualificação e absorção da mão de obra e conexão com as empresas locais. Queremos uma São João da Barra para além do Porto, apostando nas nossas potencialidades econômicas naturais, como a pesca, a agricultura, o turismo e a cultura. Ampliar as ações que já temos, como a Feira da Roça, Mercado de Peixe e Calendário de Eventos, criaremos novas iniciativas por meio de parcerias público-privada. Vamos fortalecer o Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense, com crédito voltado a pequenos empresários, microempreendedores, agricultores, pescadores, marisqueiras e artesãos. Incentivar o comércio e serviços locais com a criação de programas, e aquecer o mercado imobiliário”.

Danilo Barreto (Novo – Liberta São João da Barra) – “Vamos transformar a cidade com base em três pilares fundamentais: educação de excelência, saúde de qualidade e desenvolvimento sustentável. Entre as prioridades estão a construção do Hospital Municipal e a criação de um Centro de Diagnóstico. Ampliação das escolas e creches em tempo integral. Vamos criar o Programa Municipal de Escola Cívico-Militar, para promover princípios cívicos, e o Programa PIDE 14, que premiará os servidores da educação com um 14º salário baseado em metas de desempenho satisfatório. O plano inclui também a ampliação e aperfeiçoamento do sistema de coleta seletiva e limpeza urbana, a implementação de prédios públicos sustentáveis com o uso de energias limpas e águas pluviais até 2028. Pretendemos eliminar as taxas para a abertura de negócios, simplificando os processos de licenciamento, e revisando e criando incentivos fiscais. Estudar a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água para atender à expansão industrial em torno do Porto do Açu”.

Quissamã

Marcelo Batista (PP – Somos Quissamã) – “Colocar todas as escolas em tempo integral; urbanizar os bairros de Barra do Furado, Santa Catarina e Piteiras; fazer o Cartão Jovem Empreendedor com até R$ 8 mil; ampliar o Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais para 600 vagas por ano. Entregar mais três creches em Barra do Furado, Machadinha e Piteiras com mais de 360 vagas; construir casas populares; e revitalizar a orla das praias. Criar o Centro de atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista e da pessoa com deficiência, um Centro de Imagem, a Casa do Paciente Oncológico, o Circuito Canal Campos-Macaé. Revitalizar as Zonas Especiais de Negócios e criar área de negócios para empreendimentos de pequeno porte, a Casa do Trabalhador para qualificação profissional, o Centro de treinamento de lutas, a Casa do Produtor Rural para fomento e apoio aos agricultores e a Casa do Servidor para ações de saúde e qualidade de vida”.

Armando Carneiro (PL – Quissamã do Futuro) – “Vamos revitalizar a Zona Especial de Negócios (ZEN), implantada em meu governo, mas que vem perdendo força, com empresas indo embora do município. A proposta é reestruturar a ZEN e atuar na atração de novas empresas, para gerar novos empregos no município. Hoje, os jovens estão indo embora de Quissamã para trabalhar em Macaé ou no Porto do Açu, em São João da Barra. Criar um Escritório de Projetos e Parcerias Público Privadas e uma diretoria de dados e indicadores, para nortear o Desenvolvimento Econômico de Quissamã. Iniciativas como o Banco Municipal e a Moeda Social para fomentar os negócios de pequenos e médios empreendedores, fortalecendo o comércio local e gerando riquezas. Outro setor que terá incentivos é o do turismo, que vem sendo abandonado nos últimos anos. Iniciativas para gerar trabalho e renda na área rural serão decisivas para melhorar a qualidade de vida das famílias”.

Simone Flores (REPUBLICANOS – Agora é a vez do povo) – “Quissamã tem um potencial enorme, possibilidades reais de buscar alternativas à dependência econômica exclusiva dos royalties. É uma das cidades com maior potencial turístico no Estado, porque não tem apenas uma vertente, tem o turismo histórico, de sol e mar, ecológico e rural. É possível se desenvolver através de um calendário de eventos e construindo um roteiro turístico. Investir na atração de empresas através de incentivo fiscal, a doação ou cessão de terrenos, com investimento estruturante sério. Trazer a Zona Estratégica de Negócios (ZEN) para a proximidade do Pórtico de Quissamã, para atrair empresas, desenvolvendo e gerando empregos para a população. O investimento no agronegócio, em especial na pecuária leiteira e na agricultura familiar, é um projeto estruturante nosso também. Qualificação profissional, em especial para os jovens. Nosso compromisso principal é com a geração de empregos em Quissamã”.