O tradicional desfile cívico, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP), em Campos, marcou a comemoração pelo Dia da Independência do Brasil, neste sábado (7). Este ano, o tema do desfile foi “Sustentabilidade – Transformando o Futuro”. O evento foi iniciado com a cerimônia de hasteamento de bandeiras e revista da tropa. O desfile cívico também enalteceu a inclusão, com a participação de várias entidades que assistem pessoas com deficiência e atípicas.
O hasteamento de bandeira foi realizado ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda da Guarda Civil Municipal. O comandante da 2ª Companhia de Infantaria, capitão José Anderson Silva Costa, hasteou a Bandeira Nacional, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, hasteou a Bandeira do Município, e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Maurício Arthur Barbosa Araújo, ficou com a bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, as autoridades fizeram a revista da tropa.
Os primeiros a desfilar foram as forças de Segurança, como o Exército, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também estiveram presentes o Motoclube de Campos e o Lions Clube.
Acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, o prefeito Wladimir Garotinho desfilou junto de seu secretariado. “A gente retomou essa tradição cívica importante. A abertura da Semana da Pátria aconteceu em Guarus e temos o desfile cívico tradicional oficial aqui no Cepop, além de outras atividades cívicas em Farol e também lá na região Norte. A gente dividiu as regiões da cidade para que todas as regiões possam ter o seu momento cívico, pelo seu desfile cívico, pela Independência do Brasil. Mas o tradicional é aqui no Cepop, com a participação de todos. Todas as instituições, entidades que quiseram participar foram convidadas, estão aqui participando conosco. E é um momento importante para a população, que sempre prestigia”, disse Wladimir.
Tassiana destacou a inclusão que o desfile proporciona para as pessoas com deficiência e atípicas. “Hoje é uma data muito especial, em que comemoramos a independência do nosso Brasil. A gente vem de uma semana de bastante comemoração, em que a gente ressalta a cultura brasileira, o nosso patriotismo e hoje é um desfile muito especial, porque a gente vai ter a primeira fanfarra formada por PCDs da nossa cidade. E isso para a gente é muito importante, porque além da gente vir trabalhando sobre o patriotismo, a valorização, a sustentabilidade. E o nosso sistema muito ativo aqui na nossa cidade é a inclusão de todos”, comentou.
A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, coordenadora geral do desfile, destacou a importância de trabalhar a sustentabilidade. “A gente resolveu, junto à Comunicação e à Secretaria de Educação e demais secretarias, que a gente precisava falar sobre a Agenda 2030 da ONU, que são as 17 ODS, que têm um plano de sustentabilidade para que a gente, agora em 10 anos, consiga cuidar melhor do planeta do que nos 10 que já se passaram. E a gente achou que esse tema era muito pertinente, tem sido trabalhado pela Educação e, além disso, Campos é uma cidade de vanguarda no enfrentamento do aquecimento global. Investe muito em energia limpa, atrai empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade, então, nada melhor do que a gente tratar esse assunto no dia de celebrar a liberdade, a consolidação de uma pátria forte. E também um momento de prestação de conta que o governo faz para toda a sociedade”, explicou.
A Semana da Pátria, em Campos, teve início no último domingo (1º), na Avenida Francisco Lamego, em Guarus. E no dia 15 de setembro, as apresentações acontecerão na Avenida Atlântica, em Farol de São Tomé, a partir das 9h.