A Nutrição Parenteral (NP) é uma alternativa terapêutica para fornecer nutrientes de forma especializada, com administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. Para entender melhor como funciona esse procedimento, o J3News entrevistou o farmacêutico Autieres Gomes Novaes, da equipe da Nutrimed, que manipula a nutrição parenteral personalizada e individualizada.
A manipulação da nutrição parenteral individualizada é realizada de acordo com as doses indicadas às necessidades de cada paciente, conforme avaliação médica. “A NP pode ser composta por macronutrientes (aminoácidos – Aas, glicose e emulsão lipídica – EL) e micronutrientes (vitaminas, oligoelementos e eletrólitos). Ela é considerada um medicamento de alta vigilância e deve ter políticas de segurança para indicação, conservação e administração, com procedimentos e alertas, que visam limitar o risco ao paciente”, explicou Autieres Novaes.
Segundo Autieres, a nutrição parenteral é indicada em situações em que a função do trato gastrointestinal está prejudicada, seja por imaturidade, nos casos dos recém-nascidos prematuros, e/ou por impossibilidade de uso das vias oral ou enteral. “Nos adultos, as principais recomendações são em situações pré-operatórias, em doentes portadores de desnutrição, com doenças obstrutivas no trato gastrointestinal e complicações pós-cirúrgicas; em pediatria, é indicada aos recém-nascidos prematuros de baixo peso, má formação congênita do trato gastrointestinal, entre outras”, disse.
A equipe de Farmácia da Nutrimed atua em todo processo de produção da nutrição parenteral, desde aquisição de insumos, avaliação farmacêutica da prescrição (compatibilidade e estabilidade), na manipulação asséptica em ambiente classificado, inspeção, rotulagem e embalagem, no controle e garantia da qualidade de produtos, ambientes e equipe. Os farmacêuticos também estão na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, participando de discussões em rounds, contribuindo com orientações técnicas, na conferência, na conservação, até a dispensa da NP para a enfermagem. A NP, quando indicada por profissionais capacitados a prescrevê-la, contribui imensamente para o bom desfecho clínico.
Critérios clínicos
A Nutrimed oferece um sistema de prescrição eletrônica, parametrizado com critérios clínicos, pré-definidos, baseados nas doses recomendadas pelas sociedades de nutrição (BRASPEN, ESPEN, ASPEN), de modo a contribuir com os profissionais médicos prescritores. “A nossa equipe de farmácia está diariamente disponível e pronta para auxiliar todos os profissionais envolvidos. Somos responsáveis por orientar sobre os cálculos corretos, doses recomendadas, contra indicações, interação droga/nutriente, controles e validações dos processos, desde a manipulação até o transporte, da NP”, informou.
Autieres Novaes completou dizendo que a nutrição parenteral é oferta de vida, para os recém-nascidos prematuros, possibilidade de recuperação plena para pacientes pós-cirúrgicos, e benefício de uma rotina normal aos pacientes atendidos por home care, por exemplo. “Costumamos usar o termo, ‘aqui é parenteral na veia’, literalmente, para referendar o nosso amor e cuidado pelo que fazemos”, concluiu o farmacêutico.