A Prefeitura proibiu agora de forma oficial o tráfego de caminhões com mais de quatro eixos nas vias municipais de Campos. A Portaria 55/2024 foi publicada em suplemento do Diário Oficial desta sexta-feira (30).
A decisão já havia sido anunciada (aqui) pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP) na última segunda-feira (26). A Firjan Norte Fluminense chegou a enviar uma carta ao prefeito (aqui), manifestando a sua preocupação com os reflexos que a proibição pode ter.
De acordo com o governo municipal, a medida visa a redução dos impactos que estes veículos vinham provocando nas ruas e avenidas após a interdição da Estrada dos Ceramistas. A RJ-238 estava interditada desde novembro do ano passado. Em dezembro, o J3News verificou (aqui) que as obras estavam paradas. Elas foram retomadas nesta semana (confira aqui), após assinatura de contrato entre o DER-RJ e uma nova empresa. O trânsito está em meia pista.
A restrição da Prefeitura passa a valer a partir deste domingo (1º). A gestão anunciou que o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já deu início à implantação das placas de sinalização em nove pontos estratégicos e a Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela fiscalização.
“A edição da portaria é justificada pelo excessivo número de veículos que estavam transitando nas vias municipais em função da interdição da Estrada dos Ceramistas (RJ-238) desde outubro do ano passado. Este trânsito refletia negativamente na rotina dos cidadãos campistas, prejudicando não só o trânsito, bem como os moradores destas ruas que não são adequadas para recebimento deste tráfego. Portanto, a Prefeitura, então, julgou prudente mais uma vez editar esta portaria. Toda esta situação foi agravada com o triste acidente que tirou a vida de uma ciclista e causou comoção a todos”, disse o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur.
De acordo com a portaria, os veículos que se destinam aos estabelecimentos dentro do município estão desobrigados a atender essa determinação.
“Por exemplo, caminhões para abastecer estabelecimentos comerciais dentro do município, como postos de combustíveis, estes estão desobrigados. Já aqueles que utilizam a cidade como meio de passagem deverão fazer as solicitações com antecedência mínima de 96 horas para análise do setor técnico do IMTT”, informou Sergio Mansur.
Com a reabertura da Estrada dos Ceramistas, ficou definido pelo município que os caminhões que transitam em função da movimentação de carga para o Porto do Açu deverão seguir o itinerário da BR-356, sentido a BR-101, pela Avenida Presidente Kennedy; seguirão até o trevo de Donana, na RJ-216; onde irão acessar a Ceramistas para chegar até a BR-101. O mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário, quando da chegada ao município pela BR-101, sentido a BR-356.
Fiscalização – A Prefeitura adiantou que a partir das 23h deste domingo (1º), equipes da Guarda estarão atuando nos principais pontos. São eles: BR 101 com Avenida Arthur Bernardes; BR 101 com Avenida Nilo Peçanha; BR 101 com o Posto do Contorno; Rua Rocha Leão com a Rua São Bartolomeu; Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa), pelo lado do Centro; e Avenida Alberto Lamego, próximo ao Cepop.
Leia também:
DER-RJ retoma obras na Estradas dos Ceramistas
DER-RJ confirma retorno das obras e liberação da Estrada dos Ceramistas
Wladimir anuncia proibição e barreiras para passagem de carretas no Centro de Campos
Firjan envia carta ao prefeito Wladimir contra a proibição de veículos de carga em Campos
Estrada dos Ceramistas é interditada para obras, em Campos; conclusão deve ocorrer em março de 2024