×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A inadimplência que cresce em Campos – José Francisco Rodrigues

.

Artigo
Por Redação
4 de agosto de 2024 - 0h01
Foto: Freepik

José Francisco Rodrigues – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) – O tempo corre e faltam apenas quatro meses para fechar o ano de 2024. Entrando no oitavo mês, já é possível cravar que não foi um ano economicamente bom como muitos previam, embora os números indiquem uma inflação dentro da meta.

No âmbito do comércio, que é sempre um indicador econômico confiável, verificamos uma estabilidade no consumo, quando esperávamos um aumento.

A inadimplência cresceu e hoje mais de 50 mil consumidores campistas estão negativados, somente no âmbito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com o qual a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) interage. Esse número pode ser bem maior, com a soma de dados da Serasa.

É preocupante, porque essas pessoas estão impedidas de operar com linhas de crédito, razão pela qual estamos preparando um grande Feirão, junto com a participação de bancos, financeiras, concessionárias, operadoras e comércio para renegociar essas dívidas e devolver o crédito a esses consumidores.

No momento, este Feirão, que deverá acontecer em novembro, com data ainda a ser definida, está sendo formatado em conformidade com o Ministério Público.

Estima-se que as dívidas desses inadimplentes somadas sejam de R$ 35 milhões, com base no apurado em junho deste ano. Esse volume ilustra bem o tamanho do problema que enfrentamos.

Mais do que os recebíveis, a CDL está interessada em recuperar esses consumidores. Essa renegociação com diversas ferramentas, inclusive o chamado “Desenrola” do governo federal, poderá minimizar os efeitos negativos deste ano econômico difícil.

O comércio enxerga o consumidor como seu principal ativo, razão pela qual não vamos medir esforços para renegociar dívidas e possamos dizer: bem-vindo de volta ao consumo.

“O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representa a opinião do J3News”.