Como poucas vezes se viu na história das campanhas presidenciais americanas, este ano os piores vão ocupar os palanques em busca de carimbar o passaporte para ocupar, a partir de 20 de janeiro de 2025, a cadeira number one da Casa Branca.
Não há, na vida política dos EUA, exemplo de um presidente tão despreparado para o cargo como Trump. Na falta de melhor definição, que além de enfrentar vários processos, tem suposta participação no ataque ao Capitólio. Logo, em circunstâncias normais, sua candidatura serria sumariamente rejeitada.
A questão Biden – No entanto, o desempenho do presidente Biden no debate contra Trump, em que tropeçou nas palavras, confundiu-se algumas vezes, hesitou em outras e a voz excessivamente rouca – atribuída a um resfriado – tiraram o presidente do páreo. Aos 81 anos, o foco não está na idade avançada, mas se exibia saúde mental para mais 4 anos à frente da Casa Branca.
Fosse diferente, e candidatura do próprio Trump, de 78 anos, poderia ser questionada. Ou Bernier Sanders, hoje com 83, disputou as primárias na eleição passada. O próprio Lula, com com 78, terá 81 anos se disputar a reeleição como deseja o PT. E apenas para citar, o ex-presidente Michel Temer, de 84 anos, é um exemplo inquestionável de vitalidade física e mental, como facilmente se comprova em suas ações e falas.
Kamela Harris – Já a vice-presidente Harris, praticamente oficializada como candidata pelo Democrata, teve um mandato apagado como vice-presidente. Encarregada por Biden para conduzir a política de imigração, falhou. Kamela fez declarações insensíveis e até desumanas. Tentou desmentir, mas ficou pior. Daí por diante, praticamente não se ouviu falar mais dela.
Arrecadação – Depois do debate que tirou Biden da disputa, se houvesse mudança no nome da chapa já formada, o partido teria que devolver os quase 100 milhões de dólares arrecadados – teria que partir do zero – e esse é um dos motivos para que Harris permaneça no páreo candidata.
Temos aí o gráfico em torno da disputa eleitoral nos EUA, e o porquê a campanha se dará, em princípio, entre os piores.