O trecho da Avenida Bartolomeu Lisandro, entre a cabeceira da Ponte General Dutra e o Centro de Saúde de Guarus, já começa a ganhar novo cenário durante as obras de revitalização da Orla de Guarus. O projeto tem previsão de um ano para entrega e envolve a extensão da via até a Ponte Saturnino de Brito, conhecida como Ponte da Lapa.
O plano de revitalização da Orla de Guarus, também conhecida como Beira-Rio, foi anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho em 7 de maio. Já no dia 22 do mesmo mês, a Prefeitura de Campos divulgou que as obras estavam sendo iniciadas.
Hoje, o percurso entre a cabeceira da Ponte General Dutra e o Centro de Saúde de Guarus tem um novo calçamento, com espaço distinto para pedestres e ciclistas – ainda a ser sinalizado. O governo municipal informou que foi feita recentemente a colocação de meio-fio e finalização da concretagem.
De acordo com a Prefeitura, o espaço terá calçadões, com acessibilidade, pista para caminhada, ciclovia, canteiros, moderno sistema de iluminação e sinal de internet com wi-fi grátis.
Próximo ao primeiro quiosque, embaixo da estrutura da Ponte de Ferro Leopoldina (Ponte Nilo Peçanha), a equipe de reportagem do J3News conversou com o auxiliar de plataforma Patrick Mendes. Morador do bairro Jardim Carioca, ele vê com bons olhos a revitalização a partir do que apresenta a etapa inicial:
“Como morador da região, acho que já está melhorando, tanto a orla quanto a avenida (Bartolomeu Lisandro) em si. E acredito que, quando ficar pronto, vai dar um aspecto melhor em todo o espaço. Tanto para nós, que moramos aqui nas redondezas, quanto para quem não é de Guarus.Todos que estiverem passando ou visitando o local, vão ver um cenário melhor”, comenta.
Na extensão do calçamento em frente à Praça Santo Antônio, trabalhadores seguem realizando os serviços de nivelamento de solo. Durante um ano, as obras têm previsão para chegar até a Ponte da Lapa (Ponte Saturnino de Brito).
Próximo à descida da Ponte Barcelos Martins (que dá acesso entre Guarus e Centro a pedestres, ciclistas e motociclistas), a reportagem falou com o vigilante Adriano Teixeira. Aos 58 anos, o morador do Parque Fundão utiliza boa parte da extensão da Avenida Bartolomeu Lisandro no seu dia a dia. Quando se desloca para o trabalho, faz o percurso de bicicleta. Fora do horário de serviço, encaixa sempre um tempo na rotina para caminhar pela via.
“A Orla está precisando mesmo de melhorias. A gente sentia falta de poda nas árvores e maior segurança. Isso já melhorou. Agora, com esse projeto, o espaço vai ficar mais habitável, vai aproximar as famílias do local e, com isso, dar outro panorama à Orla. Dessa forma, o cenário vai ser mais aconchegante e com maior sensação de segurança para a gente que já frequenta, ficando também convidativo a ter novos públicos”, pontua.
Projeto
O projeto da Prefeitura prevê área para o convívio e lazer da população, além de paisagismo, proporcionando à Orla uma nova identidade. Ainda segundo o município, a nova Orla de Guarus terá calçadas nas laterais da ciclovia com largura e rampas de acessibilidade, com planejamento prevendo ainda a construção de golas de árvore (recorte nas calçadas) para plantio de árvores de espécies adequadas.
Com orçamento de R$ 3,9 milhões, o projeto tem prazo fixado de 12 meses. Assim, a expectativa é de que seja entregue, se cumprida a previsão, no fim de maio do ano que vem.